Instituto Pensar - Presidente de Frente Parlamentar ressalta importância da regulamentação da Economia Criativa

Presidente de Frente Parlamentar ressalta importância da regulamentação da Economia Criativa



Presente no lançamento, em evento no Rio de Janeiro, das diretrizes da Política Nacional de Economia Criativa, intituladas Brasil Criativo, ocorrido nesta quarta-feira (7), a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), alertou a comunidade acadêmica e representantes dos setores da indústria e cultura sobre a importância da tramitação, aprovação e sanção da Lei da Economia Criativa. O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, de pesquisadores do assunto e do vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Leonardo Edde, dentre outros. 

Ela, que é presidente da Frente Parlamentar Mista da Economia Criativa, explicou que o tema sensibiliza o Congresso Nacional, mas não é uma realidade de compreensão objetiva. "Para fazermos mudar isso, estamos numa parceria com a UFBA, realizando um seminário coordenado pelo OBEC, que acontecerá dias 16 e 17, com apoio e patrocínio dos Ministérios da Cultura, da Pequena e Microempresa, onde vamos discutir o projeto de Lei da Economia Criativa. Quando colocamos a ideia de fazer uma Lei, isso representa um impulso para debater o tema na Câmara. Não é um debate fácil, juntar um conceito de Economia, com resultados objetivos e metas estabelecidas à criatividade, que é a liberdade total de pensar, transformando num produto só?, explica.


Para a parlamentar baiana, é preciso ter uma cadeira sobre Economia Criativa nos cursos de Economia e nas áreas da Cultura. "É um desafio levar isso à diante. Precisamos atrair aliados dentro do parlamento para fazer com que essa discussão avance?, completa. 

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, lembrou que o Plano é uma ideia que começou a ser construída desde o primeiro governo do presidente Lula, que agora se concretiza. O Ministério da Cultura, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos, realiza também nesta quinta e sexta-feira o Seminário de Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: