Projeto Mata Adentro: IFBaiano oferta curso que promove turismo na Mata Atlântica
Com o objetivo de oferecer uma ponte entre a sociedade e o turismo na Mata Atlântica que o Instituto Federal Baiano (IFBaiano) promove o curso Técnico de Guia de Turismo e o Superior em Gestão do Turismo e forma profissionais aptos a potencializar a atividade na região e aproveitar suas riquezas naturais de forma sustentável.
De acordo com a entidade, a região possui uma biodiversidade muito rica, com espécies raras, algumas ameaçadas de extinção. "É um lugar com grande potencial para o turismo, onde a formação nessa área se torna estratégica para o desenvolvimento local, a preservação ambiental e o estímulo à conexão com a natureza?, declara a instituição em comunicado.
De acordo com o professor Diogo Gomes, que participou da implantação dos cursos em Turismo e já coordenou os cursos, o campus é a única instituição do Litoral Sul Baiano a ofertar graduação em Turismo. "Isso é algo que nos enche de orgulho, nosso curso recebeu conceito 4 pelo MEC, numa escala que vai até 5, então, isso para nós é o reconhecimento de um trabalho que a gente já vem desenvolvendo há algum tempo?, afirma.
O professor destaca, ainda, o privilégio que os alunos da instituição têm de ter acesso no interior do campus a uma reserva conservada remanescente de Mata Atlântica de 15 hectares, a Reserva da Matinha.
É nessa reserva que, há 13 anos, ele desenvolve o projeto Mata Adentro, trabalhando com os estudantes na perspectiva do planejamento e gerenciamento da visitação pública desde a estruturação e manutenção das trilhas ecológicas, o planejamento da visitação, acolhimento dos visitantes, simulações de situações em guiamento, tomadas de decisões e análises da percepção de visitantes. "Eu desconheço outra instituição, pelo menos a nível estadual, que possua um laboratório semelhante a esse que a gente tem dentro do campus?.
A Matinha é aproveitada também para estudos por outros cursos como Biologia e Agroecologia e recebe estudantes de escolas públicas e particulares e pessoas da comunidade externa para visitação.
A ex-aluna do curso de Gestão de Turismo, Cristiane Santos Soares Aguiar, participou do projeto Mata Adentro e, hoje, faz parte da Associação de Guias de Ilhéus. Ela conta que participar do Projeto Mata adentro fez ela se apaixonar pela área ambiental. "E, por conta disso, estou me preparando para auxiliar a um produtor agroecológico em um trabalho de Turismo Ambiental que visa trabalhar a educação ambiental de forma sutil e eficiente fazendo com que quem usufrua do ambiente saia com um pouco de consciência ambiental e leve para outros lugares o fruto da experiência vivenciada no local?, explica.
Para ela, os maiores benefícios que o turismo ambiental traz para a região são o escoamento da produção agroecológica e de outras produções locais que são ampliadas no período de alta no turismo e o fortalecimento da educação ambiental.
"Aqui na região, nós temos produtores agroecológicos, que estão inseridos na atividade turística direta e indiretamente, fornecendo sua produção a hotéis, pousadas e restaurantes, bem como, fazendo trabalhos receptivos e estadia para turistas no turismo de base comunitária, entre outros?, explica a ex-aluna do IF Baiano.
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |