Vídeo de Alckmin dançando no meio da multidão viraliza
por: Lillian Bento e Revista_Fórum
Na manhã deste sábado o ex-presidente e pré-candidato do PT à presidência Luiz Inácio Lula da Silva e o pré-candidato à vice-presidência, Geraldo Alckmin (PSB) participaram do cortejo de 02 de julho em Salvador (BA). Além da recepção popular, o que chamou atenção foi Alckmin dançando bastante extrovertido em meio a multidão.
Os dois estavam acompanhados do candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do governador Rui Costa (PT) e do senador Otto Alencar (PSD), entre outras lideranças.
Leia também: Entrosamento da chapa Lula-Alckmin é cada vez maior
Além da presença inesperada do ex-presidente Lula, o que também chamou a atenção foi a desenvoltura de Geraldo Alckmin no meio da multidão.
No vídeo é possível ver o ex-governador de São Paulo dançando e interagindo com as pessoas que seguiam no cortejo.
Em suas redes sociais, o ex-presidente Lula falou sobre a caminhada. "Estivemos em uma caminhada em Salvador com milhares de pessoas e não houve um incidente sequer, numa demonstração de que o povo brasileiro não só é democrático como gosta de manifestações democráticas?, escreveu Lula.
Leia também: 2 de julho: a verdadeira independência do Brasil
A participação de Lula e Alckmin se deu em função da celebração da expulsão das tropas portuguesas e declaração de independência do estado, no ano de 1823.
Alckmin também comentou a alegria de participar dos festejos em Salvador.
Resgate histórico do 02 de julho
Historicamente, o 7 de setembro e o 2 de julho marcam um grito de liberdade no Brasil. O primeiro, em 1822, o segundo, em 1823. Mesmo após o "Independência ou Morte!? de Dom Pedro I, às margens do Ipiranga, os portugueses ainda resistiram na Bahia e outras províncias.
No início do século 19, em solo baiano, as revoltas contra o poder colonial tomavam proporções maiores, que resultariam na Independência do Brasil na Bahia.
Reafirmando o papel da população na independência do Brasil na Bahia, especialistas defendem que, os fatos ocorridos na Nordeste ressaltam "o heroísmo contra a tirania e crueldade dos portugueses?, como indica Braz do Amaral no livro "História da Independência na Bahia?, de 1957.
Foi apenas em 2 de Julho de 1823, quase um ano e meio depois do início das batalhas, que o povo, com facões, enxadas e todo tipo de objeto que servisse como defesa, conseguiu, enfim, tomar o território e vencer as tropas portuguesas.
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |