Conheça o novo RG e saiba quando atualizar o documento
por: Ana Paula Siqueira
Um novo modelo de carteira de identidade passará a valer no Brasil. O documento terá apenas um número: o do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que será o mesmo do Registro Geral (RG).
A unificação nacional do cadastro de cidadãos vai ajudar a coibir fraudes já que o RG é feito pelos estados. Com isso, uma mesma pessoa pode ter até 27 registros diferentes.
Somado a isso, o novo documento será digitalizado e toda carteira de identidade terá um código QR que poderá ser acessado também off-line.
A carteira de identidade atual será aceita por mais 10 anos para pessoas que tenham até 60 anos. Ao fim do prazo é necessário mudar para o novo modelo. Já para quem tem entre 0 e 12 anos, o RG terá validade de 5 anos.
A emissão da carteira continua será gratuita.
Leia também: Proteção de dados: cuidados para fornecer informações pessoais
Os institutos de identificação terão até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança.
Outras informações também poderão constar no novo documento. O grupo sanguíneo e fator RH, além da disposição de doar órgãos em caso de morte poderão ser incluídas na Carteira de Identidade.
Continuam a constar no novo RG identificação do órgão expedidor, número do RG; nome, filiação, sexo, nacionalidade e local e data de nascimento do cidadão.
Assim como fotografia em proporção que observe o formato 3×4 cm, seguindo padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI); assinatura e impressão digital do polegar direito.
Com informações da Fórum
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |