Modelo brasileira pode ser 1ª transexual a fazer transplante de útero
por: Tainã Gomes de Matos
Uma mulher transexual brasileira será a primeira a passar por uma cirurgia de transplante de útero no mundo. A modelo e influencer Jessica Alves, de 38 anos, fará a cirurgia que será realizada no Brasil e tem uma data agendada, porém, o dia em que será realizada ainda não foi revelado. Segundo a modelo, o motivo da operação é a esperança de que ela possa gerar um filho naturalmente.
Oficialmente, nunca foi feita uma operação de transplante de útero em uma mulher transexual, mas, em entrevista ao tabloide inglês Daily Mail, Jessica Alves disse que várias operações do tipo já foram feitas no Brasil, mas em segredo. Estima-se que o custo do transplante seja de 30.000 libras, que, na cotação atual, fica em cerca de R$ 220 mil.
Operação experimental
Atualmente, a operação, que ainda é tratada como um processo experimental, será realizada na Turquia, no entanto, a modelo, que mora em Londres, no Reino Unido, mudou de ideia e resolveu fazer o procedimento no Brasil, que é onde vive sua família. Jessica Alves é uma notável entusiasta das intervenções cirúrgicas e já passou por nada menos do que 70 cirurgias até o momento.
Leia também: Recife ganha guia turístico dedicado ao público LGBTQIAP+
Apesar de a intenção da influencer com a cirurgia ser engravidar naturalmente, especialistas em reprodução humana ouvidos pelo Daily Mail garantiram que isso não seria possível, já que o útero transplantado não estará ligado às trompas de Falópio e aos ovários. Porém, é possível que um embrião se desenvolva por meio de uma fertilização in vitro.
Transexual dinamarquesa foi a primeira
A única cirurgia de transplante de útero em uma mulher transexual a ser tentada aconteceu em 1933. A pessoa submetida à operação foi a dinamarquesa Lili Elbe, que inspirou o filme "A Garota Dinamarquesa?, de 2016, que rendeu ao ator Eddie Redmayne a indicação ao Oscar de Melhor Ator. Elbe foi uma das primeiras pessoas a passar por cirurgias de mudança de gênero.
O transplante de útero foi a última cirurgia a que Lili Elbe se submeteu, mas, diferente das demais, esta operação acabou dando errado e causando a sua morte, pouco antes do seu aniversário de 50 anos, em decorrência de uma infecção. Entre as complicações, Jessica Alves corre o risco de sofrer com rejeição do órgão, infecções no trato urinário, coágulos sanguíneos e hematomas internos.
Com informações do Estadão e Olhar Digital
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |