Fernanda Montenegro oficializa candidatura à Academia Brasileira de Letras
por: Revista_Fórum e Iara Vidal
Agora é oficial. A atriz Fernanda Montenegro é candidata a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL), Ela fez o anúncio nesta sexta-feira (6).
A assessoria da atriz informou que ela deverá disputar a cadeira de número 17, que pertenceu a Affonso Arinos de Mello Franco, morto em março do ano passado. "Enviamos a carta para a candidatura da cadeira número 17, que pertenceu ao saudoso acadêmico Affonso Arinos?, diz a nota.
Há algum tempo, a academia vem tentando abrir suas portas para a cultura popular, o que pesa em favor de tanto de Fernanda. Com quase oito décadas de carreira, Fernanda é reconhecida do público como um dos maiores nomes do teatro e do cinema do país. Ela também tem uma relação forte com a poesia e a ficção, como demonstram suas diversas leituras públicas.
Leia também: SOS Cinemateca realiza atos contra abandono da cultura neste sábado
A vacância foi oficialmente declarada após a cerimônia da Sessão da Saudade, na ABL, em homenagem a Arinos.
Na tarde desta quinta-feira, pela primeira vez em sua História, a instituição realizou de forma virtual uma Sessão da Saudade ? ritual em que os acadêmicos se despedirão de Affonso Arinos de Mello Franco, morto em março do ano passado. Com isso, a cadeira 17, que ele ocupava, foi declarada vaga. É ela que deverá ser ocupada, futuramente, por Fernanda Montenegro, se a atriz confirmar seu favoritismo na eleição, que deve ocorrer em novembro.
O cantor, compositor e ex-ministro Gilberto Gil também revelou seu interesse em se tornar imortal no dia anterior.
Gilberto Gil, por sua vez, ainda não decidiu se oficializa sua candidatura pela cadeira de Murilo Melo Filho ou a de Alfredo Bosi, que logo deverão ser declaradas vagas: na quinta-feira da semana que vem, dia 12, será a de Murilo Melo Filho (cadeira de número 20); no dia 19, a de Alfredo Bosi (12) e, no dia 26, a de Marco Maciel (39).
Segundo Flora Gil, esposa de Gilberto Gil, o ex-ministro da cultura deve se candidatar à vaga de Alfredo Bosi. Mas não descarta entrar na disputa pela vaga que foi de Murilo Melo Filho.
? Gil esteve com o Bosi algumas vezes quando era ministro da cultura ? lembra Flora. ? Bosi foi um dos nossos maiores críticos literários.
Fechada por causa da pandemia, a academia não realiza reuniões presenciais desde março de 2020. Agora, com todos os acadêmicos vacinados, a intenção do presidente Marco Lucchesi é preparar a reabertura da casa em outubro.
Com informações do Estadão Conteúdo e O Globo
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |