Anúncios de nova tecnologia trazem uma ideia mais inteligente
O ecossistema da Internet das Coisas (IoT) está prestes a ficar mais inteligente. Recentemente, os principais fornecedores de tecnologia anunciaram novos produtos e integrações com o objetivo de levar a inteligência para o limite, obter informações mais profundas por meio de análises e aumentar a segurança. Utilitários devem tomar nota.
Qualcomm oferecendo uma nova plataforma baseada em chip
A nova Vision Intelligence Platform da Qualcomm faz parte dessa tendência. A plataforma Qualcomm apresenta a primeira família de chips de sistema (SoCs) do chipmaker, construída especificamente para a IoT, usando um avançado processo FinFET (Fin Field Effect Transistor) de 10 nm que produz desempenho e eficiência substancialmente mais rápidos do que os chips anteriores. Os modelos de chips da plataforma, QCS605 e QCS603, são projetados para fornecer maior poder de computação para câmeras no dispositivo e aprendizado de máquina. A empresa prevê que esses chips sejam usados para uma variedade de aplicações, incluindo robôs, a casa inteligente e câmeras inteligentes. Para as concessionárias, elas podem se tornar valiosas em câmeras montadas em meio a infraestruturas críticas, como subestações, ou em drones que monitoram a rede.
Microsoft promovendo seu próprio sistema
Da mesma forma, a Microsoft introduziu o Azure Sphere , um novo sistema operacional SoC personalizado para a IoT. O Azure Sphere tem seu próprio sabor de um kernel Linux e inclui um novo subsistema de segurança chamado Pluton. A idéia é fornecer uma maior segurança do dispositivo de IoT, começando do nível do microcontrolador e subindo de lá para a nuvem. Por exemplo, o Pluton foi projetado para impedir que códigos maliciosos adulterem o firmware em um dispositivo, o que pode ser bastante útil para um fornecedor de energia ou utilitário que supervisiona medidores inteligentes ou sensores conectados ao sistema. Espera-se que o primeiro hardware certificado com base no Azure Sphere esteja disponível no final de 2018.
Outras ofertas neste mercado
A subsidiária Arm semiconductor do SoftBank Group anunciou capacidades aprimoradas para sua plataforma Mbed IoT durante a Hannover Messe, um dos maiores eventos de tecnologia industrial do mundo, realizado anualmente na Alemanha. A plataforma Mbed, projetada para ajudar as empresas a conectar, proteger, gerenciar e provisionar dispositivos IoT, agora integrará a solução Cloud da Mbed com a plataforma Watson IoT e inteligência artificial da IBM . Arm também anunciou uma colaboração com Cybertrust e GlobalSign em uma tentativa de oferecer aos clientes industriais a flexibilidade de usar seus próprios certificados de segurança em implantações de IoT, algo que as concessionárias provavelmente apreciarão, devido à sua propensão para gerenciar e controlar seus dispositivos e sistemas à sua própria maneira.
Apenas um vislumbre do mercado
Nenhum desses movimentos de fornecedores acontecerá da noite para o dia, é claro. Eles são de ponta e levarão meses ou até anos para obter ampla adoção; alguns podem até fracassar ou falhar. No entanto, eles indicam a forte ênfase dos fornecedores na IoT, seja o foco na borda, na nuvem ou na segurança (para um exame mais aprofundado da segurança da IoT, consulte Gerenciando ameaças de cibersegilidade da IoT no Energy Cloud Ecosystem ). O momento está crescendo e as concessionárias precisam ficar informadas sobre como os avanços nas tecnologias de IoT podem melhorar suas operações de rede.
Fonte: www.forbes.com
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |