Covid-19: vacinação dominou pauta da comissão temporária do Senado
por: Iara Vidal
Vacinação contra a Covid-19 foi o tema mais requisitado até agora na comissão temporária do Senado Federal que acompanha as questões relacionadas à pandemia (CT Covid-19). O colegiado apresentou nesta segunda-feira (3) o relatório parcial do dos trabalhos. O documento faz um resumo das 15 audiências públicas promovidas pela comissão e destaca os principais assuntos debatidos desde a instalação dos trabalhos, em março deste ano.
Vacinação foi o tema principal
Um dos temas mais explorados foi a vacinação ? desde os acordos para compra de vacinas até o ritmo de imunização da população. A comissão discutiu ainda a possibilidade de compra de vacinas pela iniciativa privada e as dificuldades dos estados no enfrentamento da pandemia.
Outro assunto destacado no relatório parcial são as medidas de restrição adotadas por estados e municípios para promover o distanciamento social. O documento resgata ainda os debates sobre problemas no abastecimento de oxigênio medicinal e medicamentos para intubação, além da necessidade de ampliação de leitos para pacientes com formas graves da covid.
Medidas econômicas
A CT Covid-19 também ouviu especialistas sobre as medidas econômicas adotadas para a proteção do emprego e da subsistência da população. O relatório sublinhou também temas como as ações de comunicação do governo federal no combate à pandemia, o licenciamento compulsório de vacinas e medicamentos e a transferência de tecnologia para a produção de imunizantes no Brasil, entre outros.
A comissão deve encerrar os trabalhos até o dia 30 de junho. Até lá será divulgada uma versão do relatório com "conclusões definitivas? sobre o assunto.
Leila do Vôlei apresentou 12 propostas
O Senado já aprovou 664 matérias legislativas para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Doze deles são de autoria ou coautoria da senadora Leila Barros (Leila do Vôlei) (PSB-DF).
Leia também: Covid-19: senadora Leila critica demora da vacinação no Brasil
Entre as propostas da parlamentar socialista, o PL 241/2021, que trata da imunização contra a Covid-19 das delegações brasileiras que participarão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos a serem realizados no Japão em 2021.E o PL 4284/2020, que prevê para trabalhadoras e trabalhadores de atividades essenciais que tiverem coronavírus possam enquadrar a doença como acidente de trabalho.
Com informações da Agência Senado
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |