Ministério da Saúde anunciou compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin
por: Iara Vidal
Com investimento de R$ 1,614 bilhão, o Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira (25) a assinatura de contrato para a compra de 20 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 Covaxin, produzida na Índia. O acordo foi celebrado junto à Precisa Medicamentos, representante do laboratório indiano Bharat Biotech no Brasil .
Vacina aguarda autorização
A vacina da Covaxin ainda aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar os estudos clínicos da fase 3 no Brasil, e não tem eficácia comprovada para aplicação de doses no país. O uso do imunizante indiano só poderá ser feito após a sanção da Anvisa.
Leia também: "Gênio da logística?: Pazuello confunde Amazonas com Amapá e envia doses erradas da vacina
De acordo com o Ministério da Saúde, as primeiras 8 milhões de doses do imunizante devem começar a chegar em março, em dois lotes de 4 milhões a serem entregues entre 20 e 30 dias após a assinatura do contrato.
Em abril, o governo federal espera receber mais 8 milhões de doses de imunizantes importados da Índia, no prazo de 45 e 60 dias após a oficialização da compra. Em maio, é esperado o último lote de doses, com 4 milhões de unidades.
Leia também: PSB presta homenagem às vítimas e cobra Bolsonaro em 1º ano da pandemia
Para acelerar o processo de compra do imunizante, foi feita a dispensa do processo de licitação para a aquisição das doses . A decisão está amparada pela MP 1.026/21, que facilita a compra de vacinas.
Balanço da imunização contra a Covid-19
Ao todo, foram distribuídas mais 3,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 em todo país. Estados e Distrito Federal estão recebendo as 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, importadas da Índia, e 1,2 milhão de doses do imunizante do Instituto Butantan.
Leia também: Covid-19: Brasil caminha para o colapso geral
Com esse novo lote, mais de 15 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram distribuídos desde o dia 18 de janeiro, início da campanha de vacinação. Até julho, a pasta prevê o envio de mais de 200 milhões de doses, vacinando, assim, metade da população brasileira.
Com informações da Agência Brasil
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |