Covid-19: Brasil caminha para os 10 milhões de infectados
por: Eduardo Pinheiro
Nessa terça-feira (9), o Brasil registrou oficialmente 51.486 casos confirmados de Covid-19 e mais 1.350 mortes ligadas à doença, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e pelo Ministério da Saúde. É o maior número diário em quase duas semanas, desde que foram registrados 1.386 vítimas no dia 28 de janeiro.
Ao todo, são 9.599.565 brasileiros já foram infectados pela Covid-19, enquanto os óbitos chegam a 233.520. No entanto, devido à baixa testagem e às subnotificações de mortes, especialistas alertam que os números reais devem ser ainda maiores.
Em janeiro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sugeriu que nem todas realmente foram causadas pela doença. Referindo-se aos óbitos como "mortes com covid?, o presidente sugeriu que a doença não foi a causadora desse cenário, relativizando a pandemia e permanecendo omisso no seu combate.
"A gente lamenta hoje, que estamos batendo as 200 mil mortes. Muitas dessas mortes com covid, outras de covid, não temos uma linha de corte no tocante a isso daí. Mas a vida continua?, afirmou.
Leia também: Bolsonaro diz que ?nunca foi contra a vacina?; confira 10 contradições do presidente
A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 111,1 no Brasil, a 23ª mais alta do mundo, quando desconsiderados os países nanicos San Marino, Liechtenstein e Andorra.
Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país do mundo com mais infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 27,1 milhões de casos, e da Índia, com 10,8 milhões. Mas é o segundo em número absoluto de mortos, já que mais de 466 mil pessoas morreram nos EUA.
Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, mais de 106,4 milhões de pessoas já contraíram o coronavírus no mundo, e 2,3 milhões de pacientes morreram.
Com informações do portal DW Brasil e UOL
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |