Senador e ex-governador da Paraíba, José Maranhão morre de Covid-19
por: Eduardo Pinheiro
O senador e ex-governador paraibano José Maranhão (MDB) morreu na noite desta segunda-feira (8) no Hospital Vila Nova Star, de São Paulo, vítima de complicações da Covid-19, segundo nota da assessoria. Ele era o senador mais velho da atual legislatura, 87 anos, e estava internado na UTI desde o dia 3 de dezembro de 2020.
"Com o mais profundo pesar, comunicamos o falecimento do senador José Maranhão (MDB-PB), na noite desta segunda-feira, 8 de fevereiro, em São Paulo. O senador, presidente do MDB da Paraíba, lutava contra as complicações decorrentes da Covid-19 desde o dia 29 de novembro, segundo turno das eleições municipais, quando foi internado em João Pessoa. No dia 3 de dezembro, ele foi transferido para a UTI do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo?, informou a assessoria.
Ao longo da internação, Zé Maranhão teve diversas mudanças em seu quadro clínico. Chegou a ser entubado e extubado várias vezes, mas sempre na UTI. Nos últimos dias, no entanto, seu quadro clínico havia piorado.
Chefe de gabinete também foi vítima da doença
Em dezembro, o chefe do seu gabinete, José Bezerra Cavalcanti Júnior, também se tornou uma das vítimas da Covid-19. O braço direito do Zé Maranhão foi internado na véspera do segundo turno das eleições e faleceu no dia 16 de dezembro em João Pessoa.
O corpo do senador vai ser trasladado para a Paraíba, para ser velado e sepultado em sua terra natal, Araruna. A previsão é que o corpo saia de São Paulo para a Paraíba na manhã desta terça-feira (9).
Após a confirmação da morte de Maranhão, a assessoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) divulgou nota de pesar.
"É com grande pesar que o Congresso Nacional recebe a confirmação, nesta segunda-feira (8), da morte do senador paraibano José Maranhão, aos 87 anos, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Em homenagem à sua memória, o Senado Federal decreta luto oficial de 24 horas. Ficam mantidas as reuniões internas de trabalho, como a Reunião de Líderes da Casa. José Targino Maranhão cumpria o seu segundo mandato como senador da República. Maranhão começou na política na década de 1950. Precisamente em 1955, quando foi eleito deputado estadual, cargo para o qual foi reeleito por mais três mandatos. Também foi três vezes deputado federal. E governador do estado da Paraíba em três ocasiões. As sinceras condolências do Parlamento Brasileiro à família, amigos e a todos os paraibanos e paraibanas.?
Vida política de José Maranhão
Zé Maranhão começou a carreira política ainda jovem, com 22 anos, quando, em 1955, assumiu pela primeira vez o cargo de deputado estadual da Paraíba pelo PTB, partido que ficou até 1967, quando mudou para o MDB. Ocupou o posto por quatro mandatos consecutivos e saiu em 1969, no período da Ditadura Militar, quando foi cassado e perdeu os direitos políticos.
Retornou à vida política em 1982, nas primeiras eleições diretas do país em mais de 20 anos. Foi eleito deputado federal, reeleito em 1986 e em 1990. Foi deputado constituinte e ajudou a criar a Constituição Federal de 1988.
Ao término do terceiro mandato na Câmara dos Deputados, foi convidado para integrar a chapa de Antônio Mariz ao Governo da Paraíba, como vice-governador. Quando o governador morreu em setembro de 1995, Maranhão assumiu em definitivo o cargo.
Após o mandato, conseguiu se reerguer na vida política apenas em 2012, quando foi eleito senador e detinha mandato até 2022.
Parlamentares do PSB lamentam falecimento
Pelas redes sociais, a senadora Leila Barros (PSB-DF) lamentou o falecimento do Zé Maranhão e destacou sua importância na história da democracia brasileira.
Conterrâneo, o deputado Gervásio Maia (PSB-PB) também prestou a última homenagem ao político.
Com informações do G1
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |