Fabricante da ivermectina diz que remédio é ineficaz contra Covid-19
por: Eduardo Pinheiro
A farmacêutica Merck, responsável pela fabricação da ivermectina, informou em comunicado enviado na quinta-feira (4) que não há dados disponíveis que sustentem a eficácia do medicamento contra a Covid-19.
Assim como a cloroquina, o medicamento fez parte do chamado ?Kit Covid? do governo federal, voltado ao suposto ?tratamento precoce? da doença.
"Não acreditamos que os dados disponíveis sustentem a segurança e a eficácia da ivermectina além das doses e dos grupos indicados nas informações de prescrição aprovadas por agências regulatórias?, diz o comunicado.
Um levantamento feito pelo G1 apontou que a venda do medicamento teve um aumento de 557% entre 2019 (antes da pandemia) e 2020 (quando a pandemia começou).
"Nenhuma base científica para um efeito terapêutico potencial contra Covid-19 de estudos pré-clínicos; nenhuma evidência significativa para atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes com doença Covid-19, e; a preocupante falta de dados de segurança na maioria dos estudos?, diz trecho da nota.
Capitão Cloroquina
Em live semanal nesta quinta (4), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou recuar na defesa da cloroquina e se mostrou irritado com o apelido "Capitão Cloroquina?.
Logo em seguida, surgiram milhares de postagens com memes e muita indignação com as atitudes do governante que "enfiou goela? abaixo dos brasileiros um medicamento ineficaz e até prejudicial no combate à Covid-19.
Em sua rede social, o deputado federal Alessandro Molon (PBS-RJ) declarou que Bolsonaro "tenta tirar o corpo fora? na defesa do remédio "tão ineficaz quanto seu governo?.
Com informações do G1
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |