Maia fecha aliança com seis partidos que somam 157 votos
por: Eduardo Pinheiro
O grupo do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nessa quarta-feira (9) a formação de um bloco que irá apoiar a sua sucessão na próxima legislatura. Formado por DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV, o grupo reúne 157 deputados e deve escolher o candidato nos próximos dias.
Os três mais cotados, após a desistência do integrante do Republicanos, são os deputados Elmar Nascimento (DEM-BA), Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Também almeja ser o candidato desse bloco o presidente do PSL, deputado Luciano Bivar.
Apesar de ter fechado a aliança com Maia, o PSL, segundo maior partido na Câmara (52 parlamentares), dificilmente conseguirá entregar todos os votos. O maior motivo é divisão que ocorre na bancada desde o ano passado, entre deputados ligados a Bivar e o os que são mais próximos do presidente Jair Bolsonaro, que apoia Arthur Lira (PP-AL).
Atualmente, o partido integra um bloco com PROS e PTB, que será desfeito pela divisão dos partidos na disputa pela presidência da Câmara.
Maia critica Lira
Ontem, Maia voltou a afirmar que Lira não terá independência do governo federal ao comandar a Câmara. Tendo em vista que os pré-candidatos de seu bloco têm alinhamento à agenda econômica do governo federal, ele acredita que Bolsonaro está "desesperado? para "tomar a presidência da Câmara? e tocar pautas armamentistas, de costumes e que flexibilizem regras ambientais.
Com informações do jornal O Globo
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |