Mourão divulga vídeo com animal da Mata Atlântica para negar queimadas na Amazônia
por: Nathalia Bignon
Na quarta-feira (9), o vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão, usou um vídeo produzido pela Associação de Criadores do Pará para tentar desmentir os quase 30 mil focos de incêndio que assolam a Amazônia brasileira. O vídeo, no entanto, omite dados e exibe imagens da Mata Atlântica.
Nele, é possível ver, por exemplo, o mico-leão-dourado, mamífero que vive exclusivamente na Mata Atlântica, principalmente no Rio de Janeiro.
Mesmo informado do equívoco, Mourão manteve a publicação em seu Twitter. Em resposta à gafe, o vice afirmou que o vídeo é uma contrapropaganda às notícias que repercutem os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em agosto, o órgão responsável pelo monitoramento da região apontou que a Amazônia registrou 29.307 focos de queimadas, 12,4% acima da média histórica.
Recheado de desinformação, a gravação apela ao público para tentar desmentir os fatos. "Você está sentindo cheiro de fumaça? Claro que não, pois a Amazônia não está queimando novamente?, segue o material, com narração em inglês e assinado pela entidade ruralista.
O vídeo também foi compartilhado pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na quarta-feira.
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |