Molon pede urgência para projeto que prevê conservação do Pantanal
por: Nathalia Bignon
Líder do PSB na Câmara, o deputado federal Alessandro Molon (RJ) anunciou no fim desta terça-feira (8) que apresentou requerimento de urgência para que o Projeto de Lei que dispõe sobre a conservação do Pantanal seja apreciado o mais rápido possível pela Casa. Com o fogo consumindo a região há semanas, autoridades estimam que 12% do Pantanal brasileiro já tenha sido afetado pelo fogo.
Por meio de suas redes sociais, Molon afirmou que é preciso determinar regras para preservação e uso sustentável do bioma e prometeu articular a aprovação da proposta. No texto do projeto, além de delimitação das áreas, incluindo unidades de conservação, o deputado propõe normas para o aproveitamento do território que abrange mais de 300 mil km2.
Leia também: Washington Post repercute queimadas no Pantanal
O deputado também criticou a postura do governo federal e mais diretamente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), flagrado aos risos nesta terça ao ser questionado, durante uma reunião com ministros, sobre as queimadas que afetam a região.
"Como é possível que o presidente e seus ministros consigam rir diante da tragédia que acontece no Pantanal? O governo não apenas reage tardia e ineficazmente ao desastre ambiental nos nossos biomas: ele debocha dos brasileiros. Pare de rir do povo, Bolsonaro!?, condenou Molon.
Pantanal é Patrimônio Nacional
Declarado patrimônio nacional pela Constituição Federal, o Pantanal é considerado uma das mais importantes áreas alagáveis do planeta, tendo sido incluída como Área Úmida de Importância Internacional pela Convenção de Ramsar e, em 2000, designado como Reserva da Biosfera pela Unesco. A região, que percorre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, também é conhecida por ser abrigo importante da fauna, entre aves, répteis, peixes e felinos.
O requerimento de urgência apresentado pelo deputado pode ser aprovado em votação simbólica, se houver acordo entre os líderes. Depois disso, o projeto ainda deve ser pautado para apreciação em Plenário e levado ao Senado para o mesmo trâmite.
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |