PF traça cronograma com possíveis intervenções de Bolsonaro no órgão
por: Eduardo Pinheiro
Em relatório de 57 páginas, a Polícia Federal traçou um cronograma sobre os possíveis interesses e tentativas de interferência do presidente Jair Bolsonaro na corporação. O objetivo é embasar o inquérito que apura se o presidente cometeu algum crime ao trocar a direção-geral do órgão, em abril. As informações são do jornal O Globo.
Entre os fatos elencados está a investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no Ministério Público do Rio sobre o esquema de "rachadinha? em seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e a preocupação com o inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF).
O primeiro fato citado é a comunicação, feita pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre as movimentações financeiras milionárias de Fabrício Queiroz.
Bolsonaro e a PF
O relatório também destaca declarações de Bolsonaro sobre sua intenção de interferir na PF, a começar por 15 de agosto, quando anunciou que trocaria o superintendente da PF do Rio. Há mais duas declarações do mesmo teor no documento.
No entanto, a PF não estabelece uma conclusão nem faz uma relação direta entre esses fatos e as tentativas de troca do superintendente do Rio e da direção-geral.
"O objetivo é fornecer elementos necessários e suficientes para a Autoridade Policial embasar, caso assim entenda, decisões em investigação existente na Polícia Federal sobre a temática?, diz o relatório.
A corporação aguarda definição do ministro Celso de Mello para realizar a próxima diligência: o depoimento do presidente Jair Bolsonaro.
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |