Mostra de Cinema de Ouro Preto será virtual pela primeira vez
por: Mônica Oliveira
Com as incertezas que ainda pairam sobre a pandemia, neste ano, a 15ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (15ª CineOP) será realizada, pela primeira vez, em formato 100% online. O evento, gratuito, ocorre de 3 e 7 de setembro.
Criado em 2006 na cidade mineira de Ouro Preto, o festival tem como diferencial o olhar para a preservação do audiovisual, tratando o cinema como patrimônio cultural.
"A gente está conseguindo reunir uma programação abrangente, mantendo o mesmo propósito do evento presencial de oferecer uma programação estruturada em três temáticas: preservação, história e educação, disse a coordenadora da CineOP e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.
Além da possibilidade de imersão nas linguagens propostas em cada uma das temáticas, o público vai poder participar de 20 debates com profissionais ligados ao audiovisual, à educação e à preservação.
Leia também: Derrota de Bolsonaro, Vitória do Audiovisual
Mais que entreter e animar imaginários, a CineOP irá tratar dos temas atuais que afligem o setor. Os debatedores vão refletir sobre o momento atual, com abordagens sobre cenários futuros e as formas de diálogo entre cinema e educação.
O evento ainda se debruçará sobre as expectativas em relação à preservação que, segundo a coordenadora, "é sempre um setor que fica à margem da cadeia produtiva do audiovisual.
Mostra celebra 15 anos de existência
Nessa edição em que a CineOP também celebra 15 anos de existência, a programação conta com exibição de mais de 90 filmes, atividades de formação, oferta de oficinas e palestras internacionais, além de dois atos: o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais e o Encontro Latino-americano de Educação.
"O diferencial de Ouro Preto é que ele é o único evento que trata o cinema como patrimônio e convida a educação a dialogar, para estar presente, a entender como a educação utiliza o audiovisual como instrumento de transformação social, construção da cidadania, e como essas duas linguagens se enriquecem mutuamente.
Segundo Raquel, a mostra valoriza o uso do audiovisual como estratégia de educação nas escolas, tanto no contexto das imagens, como do ponto de vista da produção, com os próprios alunos produzindo e difundindo conteúdo.
Por meio do Programa de Formação Audiovisual, o evento terá um total de 105 oficinas e workshops. Os organizadores também prepararam conteúdo específico para crianças, adolescentes e jovens.
Nas 14 edições anteriores, a mostra CineOP promoveu 83 dias de programação gratuita, com 465 sessões de cinema e a exibição de 1.115 filmes, sendo 216 longas, 67 médias e 832 curtas metragens.
Saiba mais sobre a programação pelo link.
Com informações da Agência Brasil
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |