Bolsonaristas espalham fake news para justificar ataque de Bolsonaro a repórter
por: Nathalia Bignon
Sites bolsonaristas tentaram divulgar uma suposta razão para o novo ataque protagonizado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à imprensa neste último domingo (23). A versão, no entanto, é falsa.
Invertendo o ocorrido, portais que fazem a defesa do mandatário divulgaram que Bolsonaro teria dito que tinha vontade de encher a boca de um repórter de porrada após o repórter do jornal O Globo dizer que iria "visitar sua filha [Laura Bolsonaro] na cadeia como a motivação da ameaça do presidente. O ataque no presidente seria, então, apenas uma reação a uma provocação.
O site verificador de notícias Aos Fatos e outros mecanismos de checagem, no entanto, verificaram que a informação é mais uma fake news difundida pelo grupo. A fala que vem sendo destacada por peças de desinformação foi feita por um apoiador de Bolsonaro, que o convidava a visitar a feira da Catedral de Brasília, sem nenhuma citação à filha do presidente.
Na verdade, um ambulante aparece fazendo um convite ao presidente em meio aos questionamentos do jornalista. "Vamos visitar nossa feirinha da catedral, presidente, afirma o homem, mais de uma vez.
Os vídeos editados com uma legenda falsa e os boatos nas redes têm circulado menos de 24 horas depois do episódio. O presidente, seu filho Carlos e vários outros bolsonaristas postaram nesta segunda (24) um vídeo nas redes sociais em que não é possível ouvir claramente o que o morador diz. A postagem de Carlos afirma: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!
Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social.
Com informações do G1 e Aos Fatos
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |