Vence nesta quarta (26) prazo para o Banco Central esclarecer nova cédula de R$ 200
por: Eduardo Pinheiro
Nova cédula está prevista para entrar em circulação no final deste mês
Vence nesta quarta-feira (26) o prazo de 48 horas estabelecido pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, preste esclarecimentos sobre a criação da nova cédula de R$ 200.
O prazo foi decidido pela ministra após, na última quinta-feira (20), os partidos Rede, PSB e Podemos ingressarem com uma ADPF (Ação por Descumprimento de Preceito Fundamental) pedindo a suspensão da nota. Segundo as legendas, o valor elevado da nota favorece atividades ilÃcitas, como corrupção e lavagem de dinheiro.
Baseada em manifesto público contra a criação da nova cédula, lançada no inÃcio do mês por dez organizações anticorrupção, a ação afirma ainda que o BC não apresentou justificativas suficientes, nem estudos de impacto para sua decisão de lançar essa nova cédula.
O presidente do BC argumentou que uma série de fatores foram levados em consideração. Em evento promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, na segunda-feira (24), Campos Neto citou o aumento da demanda por causa do auxÃlio emergencial como justificativa.
Além disso, o entesouramento em meio à pandemia e o menor retorno de dinheiro em espécie pelas instituições financeiras ao BC, devido à taxa de custódia, foram usados para justificar a criação da nova cédula.
Com informações da Folha de S. Paulo
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |