Governo barra ação do Ibama contra garimpo ilegal
por: Eduardo Pinheiro
Segundo reportagem do Estadão, uma operação do Ibama contra garimpo ilegal na Terra Indígena (TI) Munduruku, no Pará, foi suspensa nessa quinta-feira (6) por decisão do Ministério da Defesa. A pasta informou que as operações na área foram "interrompidas para reavaliação.
Na quarta-feira (5), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi ao local com o diretor de Proteção Ambiental do instituto, Olímpio Ferreira Magalhães. Em suas redes, Salles compartilhou um vídeo do sobrevoo com imagens que mostram a "extensão dos danos ambientais causados, conforme escreveu.
Após primeiro comunicado de suspensão, o Ministério da Defesa alegou que a decisão da pastava estava "atendendo à solicitação dos indígenas. A justificativa do governo é para "permitir o deslocamento de representantes dos indígenas para Brasília, para realização de encontro no Ministério do Meio Ambiente (MMA), onde puderam apresentar seus pleitos e preocupações.
Durante a visita de Salles, um protesto de garimpeiros, do qual faziam parte alguns indígenas, fechou o aeroporto de Jacareacanga, impedindo decolagem de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que acompanhava a operação. O ministro conversou com o grupo e em vídeos que circulam pelas redes sociais chega a defender o garimpo praticado por indígenas.
"O Brasil vive esse dilema de reconhecer, afinal de contas, depois de tanto tempo, que os indígenas têm o direito de escolher como querem viver, que atividade econômica querem fazer ( ) dentre elas o garimpo, seguindo a lei ambiental, com os cuidados ambientais, afirmou Salles.
Com informações do Estadão
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |