Inclusão: professores e estudantes lançam e-book de Ciências, em Libras
por: Mônica Oliveira
Um grupo composto por professores e estudantes da recém criada Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), lançou o "Manual de Libras para Ciências: a célula e o corpo humano", em Linguagem Brasileira do Sinais (Libras).
Segundo os organizadores a publicação, em formato digital, é a primeira a adotar Libras no aprendizado sobre o corpo humano e estruturas celulares. O livro, pensado para atender estudantes surdos que estão na segunda metade do ensino fundamental, já começou a ser utilizado por algumas escolas.
De acesso livre, o E-book está sendo disponibilizado de maneira gratuita para todas as escolas do Brasil, acesse pelo link.
De acordo com o grupo, a publicação visa promover a diversidade no acesso ao conhecimento por meio de uma "ferramenta inclusiva voltada para a população surda.
"Instrumentos como esse ainda são escassos no mercado editorial brasileiro e isso acaba refletindo acesso escolar a materiais didático, rompendo inclusive com barreiras atitudinais, reflete um dos idealizadores do livro, Bruno Iles.
Já a professora Rosemary Meneses dos Santos ressalta que "essa iniciativa visa suprir uma evidente lacuna no processo de comunicação nesse campo do ensino formal, especificamente na Educação Básica entre pessoas surdas e ouvintes.
Como surgiu a ideia?
A ideia de elaborar a publicação nasceu de uma necessidade prática. Dois estudantes da disciplina "Estágio Supervisionado, Bruno Iles e Taiane Oliveira, perceberam a carência de intérpretes e de material inclusivo para alunos com deficiência auditiva.
A partir da inquietação, formou-se um grupo que durante dois anos se reuniu para traçar estratégias de como concretizar o projeto que resultou no manual inclusivo.
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |