TCU detecta mais de 620 mil brasileiros com auxílio emergencial indevido
por: Mônica Oliveira
écnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) detectaram que mais de 620 mil brasileiros receberam de forma indevida o auxílio emergencial de RS 600, destinado a trabalhadores que tiveram suas rendas prejudicadas pela crise da covid-19. De acordo com o G1, ao todo, foram identificados 620.299 auxílios emergenciais irregulares, sendo 134 mil desses referentes a servidores públicos.
Diante dos indícios de fraudes, o TCU determinou nessa quarta-feira (1º) que o governo federal repasse ao Ministério Público Federal (MPF) os nomes das pessoas que receberam irregularmente o benefício, destinado a quem tem baixa renda e trabalhadores informais.
O levantamento feito pelos técnicos do TCU também encontrou políticos, empresários e pessoas com renda incompatível com os critérios para acesso ao benefício. O repasse das informações à procuradoria vai permitir que essas pessoas possam ser responsabilizadas nas esferas cível ou criminal.
"Decidi determinar que seja encaminhada a lista dessas pessoas dos casos mais graves, que denotam um dolo mais gritante, para o Ministério Público Federal, para que dentro da apreciação que lhe cabe examine a relevância penal dessas fraudes, afirmou o ministro Bruno Dantas, responsável pelo processo no tribunal.
Fraudes no acesso ao auxílio
O Fantástico, programa da emissora Globo, denunciou no domingo casos fraudes como o da gaúcha Ana Paula Brocco, que recebeu o benefício apesar de postar fotos de viagens internacionais, como uma ao Caribe, em suas redes sociais.
Segundo a corte de contas, se mantidos, os pagamentos irregulares podem acarretar prejuízo de mais de R$ 1 bilhão ao governo com a liberação das próximas parcelas do benefício.
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |