Segundo pesquisa, 68% dos brasileiros vêem risco à democracia em atos contra Poderes
por: Eduardo Pinheiro
Pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que a ampla maioria dos brasileiros considera que as manifestações pedindo o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), além dos ataques a integrantes desses Poderes com notícias falsas, ameaçam a democracia.
Realizada no dia 23 e 24 de junho, com 2.016 pessoas, a pesquisa apontou que 81% dos ouvidos acredita que espalhar fake news contra esses personagens apresenta risco ao estado democrático. Para 17%, não é o caso, e 3% não opinaram.
Já manifestações de rua contra os Poderes Judiciário e Legislativo são vistas como risco democrático por 68%, ante 29% que não acham isso e 3% que não sabem.
Defensor do golpe e da ditadura militar de 1964, o presidente Jair Bolsonaro vem protagonizando um embate com o Congresso sobre o manejo do Orçamento. Depois, uma série de decisões que o contrariaram no poder Judiciário levou o presidente a apoiar atos que tinham entre suas bandeiras o fechamento do STF e do Congresso.
Além disso, ele insinuou em falas e em uma nota que poderia invocar as Forças Armadas para moderar o que considerava "abusos do Judiciário.
Seus apoiadores, os que lhe dão 32% de aprovação geral, não veem tantos riscos democráticos nas manifestações. Nas redes sociais, campo que sempre foi o centro do bolsonarismo, as ameaças aos Poderes são toleradas por 51%, ante 44% que veem ofensa à democracia.
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |