Instituto Pensar - Sa%C3%BAde%20e%20Economia%20de%20Francisco%20no%20Brasil

Saúde e Economia de Francisco no Brasil

Tamiris Cristhina Resende*

Estamos no século XXI, o século da tecnologia, da inteligência artificial, dos robôs cibernéticos, o século do conhecimento e da abundância de informações. Contudo, há milhões de pessoas excluídas do avanço tecnológico e que além de não terem acesso às tecnologias, ainda não conseguem suprir suas necessidades básicas de alimentação, nutrição e saúde.

É por este motivo que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em 2015 uma agenda com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Saúde e o Bem-Estar estão entre estes objetivos que devem ser implementados até 2030 pelos países no mundo.

Na encíclica Laudato Si, o Papa Francisco aborda a saúde a partir de uma perspectiva integral relacionando-a com a preservação do meio ambiente e com a construção de uma ética moral e social. Primeiramente, ele ressalta a doença observável no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Além disso, o Papa também ressalta os efeitos nocivos à saúde advindos da exposição aos poluentes atmosféricos e também da poluição produzida pelos resíduos sólidos.

No Brasil, a saúde é um direito social previsto na Constituição Federal de 1988. Este direito é efetivado a partir de um conjunto de políticas públicas que garantem à população o acesso a serviços públicos de saúde.

Todavia, há uma parcela da população brasileira excluída do acesso à serviços básicos de saúde. No documento do Sínodo para a Amazônia, por exemplo, a doença é elencada como uma triste realidade vivida pelos jovens da Amazônia.

A saúde é um direito que possibilita a plenitude no usufruto de outros direitos, como a educação e o lazer. Sendo assim, construir uma Economia de Francisco que inclua os mais pobres, ribeirinhos e indivíduos que vivem às margens da sociedade requer que Estado, organizações privadas, instituições religiosas e Organizações da Sociedade Civil implementem ações e políticas públicas que garantam o acesso da população à serviços de saúde de qualidade.

É importante ressaltar que o direito à saúde é diretamente vinculado à dignidade humana, então defender que as pessoas tenham acesso à serviços de saúde de qualidade é também advogar em prol de uma sociedade mais justa, mais humana e mais igualitária.

Referências Bibliográficas
FRANCISCO, Papa. Laudato si: On care for our common home. Our Sunday Visitor, 2015.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Conheça os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. 25 de setembro de 2015.
Disponível em https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/. Acesso em 26 de novembro de 2019.

VATICANO. Documento Final do Sínodo especial para a Região Pan-Amazônica. 2019.

* Pesquisadora Visitante na University of Canterbury, Inglaterra. Doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP). Jovem pesquisadora selecionada para o pré-evento e evento Economia de Francisco, em Assis, na Itália

Fonte: EcoFran



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: