Instituto Pensar - S%C3%A3o%20Jo%C3%A3o,%20Turismo%20e%20Economia

São João, Turismo e Economia.

*Artigo publicado em junho de 2013, no jornal A TARDE

Principal evento do calendário de festas da Bahia, uma vez que ocorre simultaneamente em 417 municípios, o São João já é uma realidade como produto turístico nacional, e os números explicam muito bem esta evolução.

Nos últimos quatro anos, os desembarques nos três principais aeroportos do Estado (Salvador, Ilhéus e Porto Seguro) cresceram 48%, totalizando 365 mil somente no mês de junho do ano passado contra os 245 mil de 2008. No que se refere à venda de pacotes de viagem para a Bahia, somente uma das operadoras que fazem operações turísticas para o Estado registrou um salto de 12 mil unidades em 2008 para algo superior a 40 mil unidades em 2012.

Este ano, a comemoração que chamamos de Maior Festa Regional do Brasil ganhará os olhos do mundo, uma vez que Salvador sedia um evento importante para a divulgação da sua imagem, que é a Copa das Confederações. Embora a competição tenha mais apelo para o turista nacional, que vai lotar os 35 mil leitos da cidade, nas três datas de jogos, na Arena Fonte Nova, centenas de jornalistas do mundo inteiro vão poder escrever sobre o jeito alegre do baiano que vai, juntamente com os visitantes, cair no som da zabumba, sanfona e triângulo.

Se o São João ajudou a aumentar os números da hotelaria em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, que antes amargavam um mês de junho com baixa ocupação, no interior faltam leitos para abrigar tanta gente. Somente da capital, são mais de 500 mil pessoas que saem com destino a municípios de todas as regiões baianas como o Sertão, a Chapada, o Oeste e também o Litoral.

Essas pessoas, que movimentam o turismo interno, ajudam a injetar R$ 150 milhões na economia de municípios que têm no São João o seu Natal, com mais vendas no comércio e também nos segmentos de alimentos e bebidas. Para se ter uma ideia, a data é a segunda principal do comércio em Salvador, superando até o Dia das Mães.

É também na capital que os comerciantes do Centro Histórico festejam um dos seus melhores momentos no que se refere a vendas, com bares e restaurantes lotados durante o dia e a noite.

Vale destacar ainda que a Secretaria do Turismo e a Bahiatursa, além de transformarem o São João em um produto turístico nacional, apoiam a produção artística local, contratando mais de 80% dos forrozeiros da terra para apresentações em Salvador, bem como ajudam a manter a tradição em quase 80 municípios, em todas as regiões do Estado.

Por isso tudo, chamamos o São João da Bahia de maior Festa Regional do Brasil.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: