Instituto Pensar - App para reflorestamento na China é premiado pela ONU

App para reflorestamento na China é premiado pela ONU

Por Reda√ß√£o

A ONU Meio Ambiente reconheceu a Ant Forest na categoria "Inspira√ß√£o e A√ß√£o¬Ē. Foto: Reprodu√ß√£o

A iniciativa de sustentabilidade Ant Forest recebeu em setembro (19) o Campe√Ķes da Terra 2019, principal pr√™mio ambiental da ONU, por transformar as boas a√ß√Ķes de meio bilh√£o de pessoas em √°rvores reais, plantadas em algumas das regi√Ķes mais √°ridas da China.

Lan√ßada pelo Ant Financial Services Group, afiliado do grupo Alibaba, a Ant Forest promove estilos de vida mais ecol√≥gicos, inspirando os usu√°rios a reduzir as emiss√Ķes de carbono em suas vidas e a proteger o meio ambiente.

Os usu√°rios da Ant Forest s√£o encorajados a registrar sua pegada de baixo carbono por meio de a√ß√Ķes di√°rias, como no uso do transporte p√ļblico ou pagando contas de servi√ßos p√ļblicos online.

Para cada a√ß√£o, eles recebem pontos de "energia verde¬Ē e, quando acumulam um certo n√ļmero de pontos, uma √°rvore √© plantada.

Os usu√°rios podem visualizar imagens de suas √°rvores em tempo real via sat√©lite e podem optar por proteger √°reas de conserva√ß√£o. A plataforma tamb√©m est√° explorando solu√ß√Ķes inovadoras para aliviar a pobreza e melhorar a vida da popula√ß√£o local, alavancando o poder da tecnologia digital.

Desde seu lan√ßamento, em agosto de 2016, a Ant Forest e suas parceiras plantaram cerca de 122 milh√Ķes de √°rvores em algumas das √°reas mais secas da China.

As árvores cobrem uma área de 112.000 hectares e o projeto se tornou a maior iniciativa de plantação de árvores do setor privado no país.

"A Ant Forest mostra como a tecnologia pode transformar nosso mundo, aproveitando a energia positiva e a inova√ß√£o dos usu√°rios globais¬Ē, disse Inger Andersen, diretora-executiva do Programa das Na√ß√Ķes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

"Embora os desafios ambientais que enfrentamos sejam assustadores, temos a tecnologia e o conhecimento para super√°-los e redesenhar a forma como interagimos com o planeta. Iniciativas como a Ant Forest aproveitam o melhor da capacidade humana e da inova√ß√£o para criar um mundo melhor¬Ē, disse ela.

A necessidade de uma a√ß√£o global urgente sobre mudan√ßas clim√°ticas foi salientada na C√ļpula de A√ß√£o Clim√°tica da ONU, realizada em 23 de setembro em Nova Iorque.

A c√ļpula teve como foco o desenvolvimento de solu√ß√Ķes ambiciosas em √°reas espec√≠ficas: uma transi√ß√£o global para energias renov√°veis; infraestruturas e cidades sustent√°veis; resili√™ncia e adapta√ß√£o aos impactos clim√°ticos; alinhamento das finan√ßas p√ļblicas e privadas com uma economia l√≠quida zero; e agricultura e gest√£o sustent√°veis de florestas e oceanos.

O reconhecimento da Ant Forest como Campe√£ da Terra destaca a import√Ęncia da restaura√ß√£o do ecossistema na redu√ß√£o das emiss√Ķes que alimentam a mudan√ßa clim√°tica.

Em mar√ßo, as Na√ß√Ķes Unidas destacaram a necessidade urgente de proteger os sistemas naturais que sustentam a vida, declarando a D√©cada das Na√ß√Ķes Unidas para a Restaura√ß√£o dos Ecossistemas de 2021-2030 .

"Estamos verdadeiramente honrados por receber essa premia√ß√£o¬Ē, disse Eric Jing, presidente e diretor-executivo da Ant Financial.

"A Alipay Ant Forest reflete nossa cren√ßa de que a tecnologia pode e deve ser aproveitada para o bem social. Somos gratos aos nossos muitos usu√°rios e parceiros que se uniram aos esfor√ßos de plantar 122 milh√Ķes de √°rvores e promover uma vis√£o compartilhada de desenvolvimento sustent√°vel e inclusivo. A popularidade da Alipay Ant Forest mostra que o p√ļblico est√° pronto para tomar medidas para combater a mudan√ßa clim√°tica¬Ē, disse ele.

O Pr√™mio Campe√Ķes da Terra √© a maior homenagem ambiental da ONU para indiv√≠duos de setores p√ļblico, privado e sociedade civil cujas a√ß√Ķes tiveram impacto positivo e transformador para o meio ambiente. Desde seu lan√ßamento, em 2005, o pr√™mio anual j√° reconheceu 88 vencedores, incluindo chefes de Estado e inovadores tecnol√≥gicos.

A Ant Forest está entre os cinco vencedores deste ano. As outras categorias são Liderança Política, Visão Empresarial e Ciência e Inovação.

Os vencedores de 2019 foram homenageados durante a 74¬™ Sess√£o da Assembleia Geral da ONU. Tamb√©m foram homenageados no evento sete jovens empreendedores entre 18 e 30 anos, com solu√ß√Ķes ambientais, que levaram para casa o cobi√ßado pr√™mio Jovens Campe√Ķes da Terra.

O pr√™mio Campe√Ķes da Terra j√° reconheceu inova√ß√Ķes chinesas, em especial nos dom√≠nios da luta contra a polui√ß√£o e a desertifica√ß√£o.

Em 2018, o Programa de Renascimento Rural Verde de Zhejiang ganhou o prêmio na categoria Inspiração e Ação por seu trabalho regenerando cursos de água poluídos e terras danificadas; e em 2017, a Comunidade de Reflorestação Saihanba foi reconhecida na categoria Inspiração e Ação por transformar terras degradadas no extremo sul do interior da Mongólia em um paraíso exuberante.

Fonte: ONU Brasil



0 Coment√°rio:


Nome: Em:
Mensagem: