Instituto Pensar - Iniciativa%20socialista%20%C3%A9%20premiada%20por%20combate%20%C3%A0%20desigualdade

Iniciativa socialista é premiada por combate à desigualdade

Conhecido como "Fábrica de Cidadania”, o projeto socialista Centro Comunitário da Paz (Compaz), criado no Recife (PE) para combater a violência com atividades gratuitas de arte, educação e inclusão social, foi premiado pela Oxfam Brasil e pelo Programa Cidades Sustentáveis como melhor iniciativa de redução de desigualdade social do país.

O prefeito Geraldo Julio (PSB) recebeu o prêmio durante a conferência ‘Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis’, no dia 18 de setembro, em São Paulo (SP).

Como presidente da Iclei América do Sul, principal entidade mundial de governos dedicados ao desenvolvimento sustentável, Geraldo Julio também participou da Rodada de Prefeitos e representou, no evento, o presidente mundial da associação, o prefeito de Bonn (Alemanha), Ashok Sridhran.

"O recifense conhece o Compaz, sabe que ele atende a crianças, a idosos e gera oportunidade para quem dificilmente tem oportunidades. A gente fica muito feliz com o reconhecimento de uma entidade internacional, que luta pelo combate a desigualdade no mundo inteiro, e reconhece o nosso Compaz como o melhor projeto do Brasil”, comemorou Geraldo Julio.

Com sua primeira unidade inaugurada em 2016, o Compaz oferece, em único espaço, lazer, esporte, educação e atendimento de serviços públicos em áreas de vulnerabilidade social.

Há dois centros em funcionamento,  o Compaz Eduardo Campos, no bairro Alto Santa Terezinha, na Zona Norte, e o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, na Zona Oeste. Juntas, as unidades atendem mais de 33 mil pessoas. Mais duas unidades estão em construção, o Compaz Dom Hélder Câmara, no Coque, e Governador Miguel Arraes, na Caxangá.

O Compaz têm mudado a realidade da população que mora nas proximidades dos bairros onde as unidades estão instaladas. No entorno do bairro Cordeiro, onde está localizado o Compaz Ariano Suassuna, houve redução de 40% no número de homicídios. Já no Alto Santa Terezinha, a polícia local não registrou nenhum homicídio em 2018.

Os espaços reúnem biblioteca, atividades esportivas e culturais, cursos de idiomas, atendimento especializado a mulheres vítimas de violência, mediação de conflitos, entre outros serviços.

O destaque do Compaz Eduardo Campos é o Dojô, espaço para prática de artes marciais, que já reúne mais de 800 praticantes. Já o Compaz Ariano Suassuna tem como um de seus principais atrativos um ateliê de capacitação para geração de renda.

Fonte: PSB Nacional



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: