Instituto Pensar - Sistema%20Financeiro%20%C3%A9%20freio%20para%20crescimento%20econ%C3%B4mico%20no%20Brasil

Sistema Financeiro é freio para crescimento econômico no Brasil


Sistema Financeiro é freio para crescimento econômico no Brasil


"O Sistema Financeiro é o maior freio do crescimento econômico e o setor que mais acumula dinheiro no País.” Essa foi a avaliação do economista, engenheiro e escritor Eduardo Moreira durante participação no Café com Política, roda de conversa promovida pela Fundação João Mangabeira na manhã desta terça-feira, 6 de agosto, em Brasília, que teve a  participação de parlamentares e lideranças executivas do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

O ex-banqueiro, de forma didática, clara e precisa entusiasmou os presentes com uma emocionante narrativa da sua transformação de agente do sistema financeiro em seu antagonista. Ele demonstrou que o Brasil é o país mais desigual do mundo, onde 1% dos mais ricos detém 30% de toda a riqueza nacional. Na Austrália, o 1% mais rico detém apenas 7% de toda a riqueza; e na Espanha, 9%. 

Em tom otimista e disposto à luta, afirmou que estamos sentados sobre um grande baú de riquezas. Mas, alertou, o Estado precisa retomar os investimentos e, o Brasil, de um business plan, um projeto nacional de desenvolvimento que incorpore todas as forças produtivas e criativas brasileiras. 

Moreira narrou o "caminho” do dinheiro para explicar de forma simples conceitos de mais-valia (base do lucro do sistema capitalista que consiste na diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho), da acumulação primitiva do capital, da formação do capital financeiro e do estabelecimento dos monopólios. Citou como exemplo dois bancos privados, no Brasil, terem o controle da maioria das operações financeiras.

O convidado do Café com Política atacou também o mantra neoliberal da meritocracia: 60% dos ricos brasileiros já nasceram ricos e o Brasil é o vice-campeão do mundo em falta de meritocracia, perde apenas para califados árabes. Além disso, mostrou com clareza que o dinheiro que gera riqueza é o que passa pelas mãos dos pobres, pois banqueiro não sabe gerar riqueza.

Confira a roda de conversa no vídeo do Facebook da Fundação João Mangabeira.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: