Instituto Pensar - Economia%20Criativa%20brasileira%20tem%20vantagens%20e%20oportunidades%20significativas

Economia Criativa brasileira tem vantagens e oportunidades significativas

Por

 Iara Vidal

Apesar da falta de dados abrangentes e sólidos sobre a Economia Criativa brasileira, o Brasil oferece vantagens e oportunidades significativas: população extensa, diversa e jovem; um histórico de produzir formas, estilos e histórias culturais diversificadas e globalmente significativas e uma forte marca cultural que gera interesse e simpatia em nível mundial. Essa é a avaliação do relatório A Economia Criativa Brasileira – Análise da Situação e Avaliação do Programa de Empreendedorismo Social e Criativo Financiado pelo Newton Fund. 

A publicação foi encomendada pelo Conselho Britânico, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), como parte do Programa de Engajamento e Desenvolvimento Profissional do Newton Fund no Brasil. A pesquisa e o documento fornecem um panorama geral para entender a Economia Criativa brasileira e suas diferentes oportunidades e desafios e são de autoria de especialistas internacionais em Economia Criativa da Tom Fleming Creative Consultancy (TFCC).

De acordo com a análise feita pela TFCC, existem desafios significativos para a Economia Criativa brasileira. Entre eles, diversas barreiras sociais e estruturais que impedem o acesso de pessoas muito talentosas à participação na Economia Criativa. Além disso, também inexiste uma política coordenada e um compromisso de investimento com a Economia Criativa em nível federal e estadual, o que significa uma abordagem fragmentada ao desenvolvimento do setor – seja em termos de como a Economia Criativa é definida e compreendida, ou de desenvolvimento de metodologias consistentes para apoiar empreendedores criativos. 

O relatório reuniu informações sobre cinco unidades da Federação: Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo e apresenta também estudos de caso interessantes, do Brasil e internacionalmente, com foco no apoio ao empreendedorismo criativo. Eles são exemplos que fornecem potenciais ferramentas e abordagens para Brasil. Os estudos de caso incluídos são:

No Brasil:

The Human Project: A Economia Criativa como estratégia para o desenvolvimento humano, do Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (IPTI). Iniciativa implantada em Santa Luzia do Itanhy (SE), um dos municípios mais pobres do Brasil, com o objetivo de utilizar um modelo para demonstrar como a arte, a ciência e a tecnologia podem ser alavancas para a promoção do desenvolvimento humano em regiões remotas e vulneráveis.

Felliccia Brasil: Marca que utiliza técnicas tradicionais de artesanato no design e produção de produtos contemporâneos de moda e decoração e tem o objetivo de gerar valorização das habilidades e técnicas tradicionais de artesanato e criar um mercado para elas, para garantir sua sustentabilidade. A marca está posicionada no mercado de luxo, tendo seus produtos artesanais como a principal característica. 

Galo da Madrugada: Bloco carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, um dos bairros da região central da cidade do Recife. É oficialmente considerado pelo Guinness Book de recordes como o maior bloco de carnaval do mundo desde 1995. O grupo foi criado por Enéas Freire em 1978 com amigos e famílias da região de São José. O Clube de Máscaras Galo da Madrugada, no centro do Recife, surgiu com o intuito de simplesmente unir a comunidade. Naqueles primeiros anos, nunca imaginaram a quantidade de pessoas que iriam participar e como a agremiação iria crescer. A partir daquele pequeno grupo de pessoas unidas com um único e simples propósito – fazer renascer o carnaval de rua de Recife de caráter espontâneo, tradicional e criativo – foi criado um fenômeno recordista de público.

Porto Digital: Localizado no Recife, é considerado um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, além de ser parte essencial da nova economia digital do Estado de Pernambuco. A atuação ocorre acontece em todos os aspectos do desenvolvimento de software e serviços do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com especial ênfase na Economia Criativa (EC) digital, o que inclui games, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design. Desde 2015 o Porto Digital também passou a atuar no setor de tecnologias urbanas como prioridade estratégica. Reconhecido por sua territorialidade singular, o Porto Digital é um parque urbano instalado no centro histórico do Recife, no bairro de Santo Amaro. Ele ocupa uma área de 149 hectares e é uma iniciativa do setor privado, credenciada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Recife para implementar políticas de desenvolvimento econômico.

Fundação Casa Grande I Memorial do Homem KaririOrganização não-governamental, cultural e filantrópica que trabalha com crianças e jovens na região de Nova Olinda. Nela as crianças e jovens assistidos produzem vídeos, jornais e revistas em quadrinhos, bem como participam de diversos programas de treinamento. O objetivo da instituição o é oferecer treinamento social e cultural para crianças e jovens e seus familiares por meio de cinco programas: Educação Infantil; Profissionalização de Jovens; Empreendedorismo Social; Geração de Renda Familiar; e Sustentabilidade Institucional. 

No exterior:

Brno Criativa (República Tcheca): A segunda maior cidade da República Tcheca e localiza-se no coração da região da Morávia do Sul. Trata-se de um centro acadêmico composto por 14 universidades e com cerca de 90 mil alunos. É também uma cidade rica em história e patrimônio cultural, incluindo a Casa Tugendhat, declarada patrimônio mundial pela Unesco. Brno foi uma das cidades que se candidataram ao título de Capital Europeia da Cultura em 2015. Ela adotou uma abordagem de longo prazo ao desenvolvimento cultural e começou a identificar oportunidades para o desenvolvimento e crescimento da economia criativa.

Guimarães (Portugal): Cidade rica em história, situada no norte de Portugal, foi nomeada Capital Europeia da Cultura em 2012, com base em uma indicação oficial pelo Governo de Portugal, antes da implementação da exigência de uma competição nacional oficial.

Creative Dundee (Reino Unido): A pequena cidade localizada na Escócia, Reino Unido, com menos de 150 mil habitantes, apresenta uma economia em processo de reestruturação, na medida em que se recupera lentamente da extinção de setores como o de construção naval, impressão e fabricação de pneus. A cidade adotou uma abordagem de economia criativa para sua renovação, e, aos poucos, reposicionou-se como centro de design, jogos digitais e artes contemporâneas. Dundee explorou a interface entre o patrimônio construído e o ambiente natural, com grande desenvolvimento contínuo de sua orla, incluindo a primeira unidade do Victoria & Albert Museum (V&A) fora de Londres. A cidade demonstrou uma abordagem holística que conecta os setores social, educacional, cultural e criativo, com foco transversal no design, o que lhe rendeu recentemente o título de Cidade do Design concedido pela UNESCO.

MeWe 360 (Reino Unido): Desenvolve o potencial de negócio criativo através da oferta de suporte customizado de atividades de networking, mentoring, consultoria e investimento. Combina uma entidade de desenvolvimento sem fins lucrativos, a MeWe Foundation, e seu braço de investimento comercial, a MeWe Trading CIC. Os recursos de investimentos recebidos pela MeWe 360 são reinvestidos na entidade beneficente para apoiar empreendedores criativos e talentosos de diferentes etnias e culturas. Este modelo de negócio único é uma maneira inteligente de desenvolver e financiar talentos criativos não aproveitados que seriam considerados muito arriscados através de investimentos comuns.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: