Instituto Pensar - O que preciso para ser uma m√°quina de criatividade!

O que preciso para ser uma m√°quina de criatividade!

por David Kadavy em 22/08/2018

Para ser uma m√°quina de criatividade, organize seu tempo e tarefas de acordo com essas sete categorias.


Arte é difícil. Insights criativos são difíceis de prever e, quando fica difícil, sua mente imediatamente mergulha numa distração: algo mais fácil de fazer, uma desculpa, um bode expiatório.

Para aproveitar ao máximo sua energia criativa, crie espaço para o trabalho criativo. Para criar esse espaço, você também precisa criar espaço para os outros tipos de trabalho. A chave para isso é entender como as ideias criativas acontecem.

Os quatro "est√°gios de controle" que criam insights criativos

Em 1891, o cientista alem√£o Hermann von Helmholtz - cujas realiza√ß√Ķes inclu√≠am a inven√ß√£o do oftalmosc√≥pio - foi homenageado com uma festa para o seu 70¬ļ anivers√°rio. Ele levantou-se para fazer um discurso e compartilhou como ele conseguiu suas id√©ias criativas:

Muitas vezes¬Ö [id√©ias] chegaram de repente, sem qualquer esfor√ßo de minha parte, como uma inspira√ß√£o¬Ö Elas nunca chegaram a um c√©rebro fatigado e nunca na escrivaninha. Sempre foi necess√°rio, em primeiro lugar, que eu tivesse transformado meu problema de todos os lados de tal forma que eu tivesse todos os seus √Ęngulos e complexidades "na minha cabe√ßa¬Ē.¬Ö Ent√£o¬Ö deve haver uma hora de completo frescor f√≠sico e bem-estar tranquilo, antes que as boas ideias chegassem. Muitas vezes eles estavam l√° de manh√£, quando eu acordei pela primeira vez¬Ö Mas eles gostaram especialmente de fazer sua apari√ß√£o enquanto eu estava dando uma caminhada f√°cil pelas colinas arborizadas em dias ensolarados.

Trinta e cinco anos depois, o psic√≥logo social Graham Wallas  citou  o discurso de Helmholtz e prop√īs quatro "est√°gios de controle¬Ē: Prepara√ß√£o, Incuba√ß√£o, Ilumina√ß√£o e Verifica√ß√£o.

Durante a Preparação , você está aprendendo tudo o que pode sobre o problema, ou, como Helmholtz diria que você "virou o problema de todos os lados" para que tudo sobre ele "esteja na sua cabeça".

Durante a Incuba√ß√£o , voc√™ est√° permitindo que sua  mente inconsciente trabalhe no problema . Acontece quando voc√™ est√° "caminhando facilmente sobre colinas arborizadas" ou enquanto est√° dormindo. Fa√ßa o que fizer para obter "frescor f√≠sico completo e bem-estar tranquilo¬Ē.

Quando a iluminação acontece , a solução chega até você. Como Helmholtz disse, isso não costuma acontecer enquanto você está sentado em sua mesa. Pode ser quando você acabou de acordar.

Durante a Verifica√ß√£o , voc√™ garante que a ideia atenda aos seus padr√Ķes. Resolve os problemas identificados durante a fase de prepara√ß√£o?

Esses quatro est√°gios foram citados em  milhares  de trabalhos de pesquisa sobre criatividade. Como os neurocientistas Mark Beeman e  John Kounios  escreveram em seu livro  The Eureka Factor , as observa√ß√Ķes de Helmholtz ainda se levantam mais de 120 anos depois. A mente inconsciente "incuba¬Ē as informa√ß√Ķes coletadas e encontra conex√Ķes que levam √† "ilumina√ß√£o¬Ē.

O erro criativo que a maioria das pessoas faz

O erro que a maioria das pessoas faz quando tenta fazer um trabalho criativo é que elas não funcionam de acordo com os estágios de pensamento que levam a insights criativos. Nós sentamos e tentamos escrever um post ou um romance, ou apenas sonhar em começar um canal no YouTube. Mas então nós apenas ficamos sobrecarregados.

H√° sempre uma distra√ß√£o ao alcance. √Č mais satisfat√≥rio, a curto prazo, verificar nosso e-mail ou sentar no sof√° e assistir √† Netflix.

Mas se você trabalhar com esses estágios, insights criativos podem vir mais facilmente, com menos desconforto. Você pode trabalhar com os fluxos e refluxos de sua energia criativa para que você trabalhe como uma máquina de movimento perpétuo - cada ação alimentando a próxima, e sua energia sendo reabastecida antes de ser drenada.

As sete categorias de trabalho criativo

Se voc√™ organizar seu trabalho criativo de acordo com essas sete categorias, poder√° facilitar as percep√ß√Ķes criativas por meio dos quatro est√°gios de controle. Voc√™ pode evitar ser bloqueado e evitar ficar distra√≠do ou esgotado.

Priorize:  Para ter espa√ßo para o trabalho criativo, voc√™ precisa ter uma vis√£o clara do que est√° fazendo em um determinado momento. Quanto mais claras suas prioridades, mais concentrado voc√™ estar√° na tarefa em m√£os. O   sistema Getting Things Done pode manter as distra√ß√Ķes fora de sua cabe√ßa e em um "sistema confi√°vel¬Ē. Uma "revis√£o semanal¬Ē (tamb√©m um conceito GTD) pode ajud√°-lo a se sentir no controle. A manuten√ß√£o de  h√°bitos criativos tamb√©m  ajuda a limpar o espa√ßo, porque eles eliminam a incerteza sobre o que voc√™ deve fazer enquanto realiza seu h√°bito. Quando voc√™ prioriza, voc√™ limpa o espa√ßo mental para gerar.

Gerar:  Muitas pessoas atribuem propriedades m√≠sticas a id√©ias criativas. Eles acham que uma "musa" flutua dos c√©us e sussurra em seus ouvidos. Acredite se quiser, mas ainda assim √© um  disparate que pode atrapalhar o controle do seu processo criativo. Grandes insights certamente v√™m aleatoriamente, ent√£o √© por isso que voc√™ precisa rolar os dados o maior n√ļmero de vezes poss√≠vel. Construa um h√°bito criativo . Fa√ßa uma entrega di√°ria, seja  100 palavras por dia , uma m√ļsica de 30 segundos ou um novo toque em um Negroni. Quando voc√™ gera, voc√™ d√° uma chance para todas as outras pe√ßas de prepara√ß√£o criativa se unirem.

Explorar:  H√° um poder especial na curiosidade. Pode  estimular voc√™  a trabalhar mais, pode levar voc√™ a um territ√≥rio desconhecido e, ap√≥s sua curiosidade, pode reabastecer sua energia criativa. Aproveite o tempo para explorar as coisas que voc√™ est√° curioso, porque eles podem colidir com outras coisas para fazer id√©ias explosivas. Quando voc√™ explora, coleta as mat√©rias-primas para as informa√ß√Ķes que voc√™ ter√° ao gerar.

Pesquisa:  Para resolver um problema criativo, voc√™ precisa aprender o que puder sobre esse problema. Quando voc√™ pesquisa um problema antes de gerar, voc√™ define o contexto para resolver o problema. Quando voc√™ pesquisa depois que voc√™ gera, voc√™ responde √†s perguntas que voc√™ encontrou ao tentar resolver o problema.

Recarga:  Voc√™ ouviu cerca de 10.000 horas de maestria, mas voc√™ n√£o ouviu falar sobre as  12.500 horas de descanso que  voc√™ precisa tamb√©m. Quando voc√™ descansa, voc√™  permite que sua mente inconsciente  trabalhe em seus problemas criativos. Voc√™ tamb√©m reabastecer sua energia para priorizar claramente e gerar sem problemas.

Polon√™s:  Uma √≥tima id√©ia n√£o funcionar√° se voc√™ n√£o a executar bem. Voc√™ precisa ter certeza de que o design arrojado dos arranha-c√©us n√£o entrar√° em colapso e que o seu romance n√£o tenha muitos erros ortogr√°ficos. Quando voc√™ polon√™s, as rochas crustas que voc√™ extraiu enquanto Gerando, se transformam em pedras brilhantes.

Administrar:  artistas reais n√£o morrem de fome , mas a maioria de n√≥s n√£o pode pagar funcion√°rios para manter nossas vidas e empresas funcionando enquanto nos concentramos em nosso of√≠cio. H√° contas para pagar, faturas para enviar e l√Ęmpadas para alterar. Quando voc√™ administra, voc√™ faz tudo funcionar, ent√£o voc√™ pode continuar fazendo o que est√° fazendo.

Os três estágios de se tornar uma máquina de criatividade perpétua.

Em um mundo perfeito, voc√™ saberia exatamente a que horas do dia e exatamente a que  horas da semana  sua energia √© ideal para cada uma dessas sete categorias de trabalho criativo. Concentrando-se em uma categoria de cada vez, voc√™ evitaria procrastinar.

Você poderia escrever um rascunho de seu romance (ou Gerar), confiante de que, eventualmente, conseguiria o diálogo certo para a Inglaterra de 1890 (que você pesquisaria mais tarde). Você não se distrairia quando de repente se lembrasse de que estava quase sem sabão para as mãos, porque saberia que você cuidaria disso em outro momento (ou Administrar).

Na realidade, a implementa√ß√£o dessas categorias √© um processo cont√≠nuo. Comece protegendo um  pouquinho de tempo  para gerar. Ent√£o, √† medida que o crack crescer, organize as outras pe√ßas da sua vida e trabalhe para  servir da melhor forma poss√≠vel a  sua energia criativa.

Construa um pequeno h√°bito criativo primeiro .  Encontre a hora do dia em que voc√™ tem sua melhor energia criativa. Surpreendentemente, pode ser  quando voc√™ est√° grogue . Fa√ßa o seu parto di√°rio  t√£o pequeno, voc√™ n√£o aguentar√° falhar .

Tome tempo para priorizar.  Depois de estabelecer um h√°bito, dedique uma hora por semana a uma "revis√£o semanal". Energia mental clara para fazer sua arte.

Descanse com um prop√≥sito .  Depois de come√ßar a praticar a prioriza√ß√£o, estabele√ßa hor√°rios durante o dia e a semana em que voc√™ far√° algo que o recarregar√°. Escreva-se uma receita,  se for necess√°rio. Desconecte-se de problemas criativos e deixe seu inconsciente trabalhar neles. Tome o sono a s√©rio .

Uma vez que você tenha crescido através desses três estágios - o hábito criativo, tendo tempo para priorizar e descansando com um propósito - outros elementos devem começar a se encaixar. Você terá uma idéia de quando sua energia é adequada para pesquisa ou polimento e estabelecerá um sistema para impedir que os detalhes administrativos interfiram em seu melhor trabalho.

Com pr√°tica suficiente, voc√™ entrar√° na  sua semana ideal e poder√°  impulsionar sua produ√ß√£o criativa  sem esgotar-se ou desviar-se das distra√ß√Ķes.

Fazer um trabalho criativo pode parecer bater a cabeça contra pedra sólida. Mas, se você manejar sua energia pela persistência e reconhecer os estágios dos insights criativos, poderá encontrar o ritmo que criaria uma pequena rachadura de criatividade no Grand Canyon.

Este artigo √© parte da  Quartz Ideas , a casa para argumentos ousados ​​e grandes pensadores.



0 Coment√°rio:


Nome: Em:
Mensagem: