Instituto Pensar - Elizabeth%20Warren%20quer%20acabar%20com%20as%20grandes%20empresas%20de%20tecnologia

Elizabeth Warren quer acabar com as grandes empresas de tecnologia.

por Joe Kennedy em 11/03/2019.

O plano de Elizabeth Warren de acabar com a grande tecnologia prejudicaria os consumidores, a inovação.

O que saber sobre o plano de Elizabeth Warren de acabar com grandes empresas de tecnologia. Darthd Bolton, da FBN, e David McCabe, repórter de tecnologia da Axios, sobre como a senadora Elizabeth Warren (democrata de Massachusetts) está procurando dividir as grandes empresas de tecnologia.
A senadora democrata Elizabeth Warren divulgou na semana passada seu plano de acabar com a grande tecnologia. Abre uma nova janela. , ou seja, a  Amazon abre uma nova janela. , O Google abre uma nova janela. e Facebook. Simplificando, a proposta é nada menos que um ataque à inovação e à escolha do consumidor.

Em um governo Warren, grandes empresas que oferecem um mercado on-line, uma troca ou uma plataforma seriam proibidas de possuir tanto a plataforma quanto qualquer uma das empresas que competem entre si nessa plataforma. Além disso, o governo também teria poderes para desfazer fusões anteriores.

Não há dúvida de que a Amazon, o Google, o Facebook e outros se tornaram grandes. Mas eles não cresceram através de meios injustos; eles forneceram aos consumidores o que eles querem e usaram lucros para investir em novas tecnologias e melhores serviços. Coletivamente, eles impulsionam o progresso dos EUA em tecnologias que incluem aplicativos de internet, veículos automatizados, inteligência artificial e drones. Atacá-los apenas pelo seu tamanho aumentaria os preços ao consumidor, limitaria a escolha e desencorajaria a inovação.

O raciocínio de Warren para dividir os gigantes da tecnologia repousa sobre vários pilares.

Uma é que eles prejudicaram a inovação. Isso é difícil de argumentar, uma vez que, de acordo com a Statista, a Amazon e a Alphabet (empresa-mãe do Google) investem em pesquisa e desenvolvimento mais do que qualquer outra empresa no mundo (e o Facebook ocupa a 14ª posição). Warren também afirma que "o número de startups de tecnologia caiu". Na verdade, de acordo com nossa pesquisa, as startups de tecnologia aumentaram 47% na última década.

Um segundo pilar é que a fiscalização antimonopólio permitiu que essas empresas crescessem demais. Ela aponta para a compra do Waze pelo Google e para a compra do WhatsApp pelo Facebook como exemplos.











































 Ticker Segurança Último mudança  % Chg
 FB  FACEBOOK INC.  172,72  +3,12  + 1,84%
 AMZN  AMAZON.COM INC.  1.653,94  +33,14  + 2,04%
 GOOG  ALFHABET INC.  1.160,45  +18,14  + 1,59%
 GOOGL  ALFHABET INC.  1,165.81  +15,84  + 1,38%
 AAPL  APPLE INC.  178,35  +5,45  + 3,15%

Em terceiro lugar, Warren argumenta que a falta de concorrência torna os gigantes da tecnologia imunes ao bem-estar do consumidor. No entanto, essas empresas enfrentam forte concorrência nos mercados em que ganham a maior parte de seu dinheiro: o mercado publicitário.

No caso da Amazon, suas vendas online competem com as tradicionais lojas de tijolo e argamassa. Mais importante, há pouca dúvida de que a principal influência da Amazon tem sido entregar preços mais baixos e maior escolha para milhões de compradores.

O mais preocupante é o principal argumento de Warren: que as empresas não devem ser autorizadas a possuir uma plataforma de mercado importante e participar dessa plataforma. A lei antitruste federal já dá aos reguladores um tremendo poder e discrição. E nas últimas décadas, esse poder está centrado na proteção do bem-estar do consumidor.

Os reguladores podem bloquear as fusões ou punir o comportamento anticoncorrencial, mas somente se não intervir isso exporia os consumidores a preços mais altos, qualidade inferior ou inovação reduzida. A decisão requer uma análise econômica detalhada de mercados individuais.

O plano de Warren levanta várias questões importantes, como privacidade, poder político corporativo e interferência russa nas eleições. Mas a resposta a essas preocupações não é desmembrar as empresas de tecnologia. A resposta é aprovar uma estrutura de privacidade nacional, legislação de reforma das finanças de campanha e leis relativas a anúncios políticos.

Questões legítimas foram levantadas sobre como as empresas usam os dados pessoais, a capacidade dos agentes mal-intencionados de postar informações enganosas e a legitimidade de determinadas práticas comerciais. As audiências no Congresso podem lançar luz importante sobre essas questões. Em casos claros, os reguladores já têm o poder de que precisam para tomar as medidas necessárias. Usar a política antitruste para lidar com questões não relacionadas provavelmente não funcionará bem.

A economia americana continua a ser a mais competitiva e dinâmica do mundo. A maioria das principais empresas de internet foram criadas e cresceram aqui - em grande parte porque não foram bloqueadas pela interferência do governo. Dar aos órgãos reguladores do governo o poder que Warren sugere não resultará em inovação mais rápida ou maior competição. Em vez disso, poderia facilmente levar ao reverso.

Joe Kennedy é membro sênior da Fundação de Tecnologia da Informação e Inovação, onde se concentra em política tributária e regulatória.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: