Instituto Pensar - Quando o modelo de inovação faz o ciclo completo

Quando o modelo de inovação faz o ciclo completo

Os visitantes da Light of the Internet Expo, parte da Conferência Mundial da Internet, experimentam um dispositivo musical vestível usando tecnologia de realidade virtual. [Foto por Zhu Xingxin / China Daily]

por He Wei | China Daily | em 11/03/2019


Em teoria, a inova√ß√£o, no contexto dos neg√≥cios, n√£o deveria ser sin√īnimo de simplesmente criar novos modelos de neg√≥cios. Mas isso provou ser o driver de fato que alimenta o sucesso do pr√≥spero setor de internet da China.

Com uma s√©rie de planos de demiss√Ķes sendo anunciados por algumas das grandes firmas digitais dos √ļltimos tempos, os chamados reflexivos est√£o aumentando para que o pa√≠s fa√ßa avan√ßos tecnol√≥gicos mais duros em cima de uma variedade de inova√ß√Ķes inovadoras nos neg√≥cios.

Para ser justo, os gigantes da tecnologia tamb√©m garantiram que haver√° grandes campanhas de recrutamento e que n√£o haver√° mais demiss√Ķes este ano. Seja como for.

A cria√ß√£o pela China de algumas das abrevia√ß√Ķes mais conhecidas do mundo tecnol√≥gico, como o BAT - √© uma abrevia√ß√£o de Baidu, Alibaba e Tencent - pode ser atribu√≠da ao poder da Internet. A BAT reformulou os modelos tradicionais de neg√≥cios comerciais, expandindo novos canais e reduzindo significativamente os custos, de marketing e distribui√ß√£o a vendas.

Mesmo do ponto de vista de um investidor, as startups que apresentam inovação no modelo de negócios tendem a atrair empresas mais agradáveis. Em comparação com o espantoso jargão técnico, a inovação do modelo de negócios tem linhas de história fáceis de compreender, menor input de capital inicial e tempo relativamente menor para atingir economias de escala, o que significa retornos financeiros mais rápidos.

Mas essa abordagem está perto de chegar ao teto, eu diria. Por um lado, a pressão descendente da macroeconomia, a consequente escassez de capital, bem como o custo proibitivo de adquirir um novo usuário em um mercado amplamente saturado significam que o crescimento é mais difícil de sustentar, muito menos de acelerar.

As limita√ß√Ķes s√£o ainda mais √≥bvias ao julgar sua natureza: inova√ß√Ķes no modelo de neg√≥cios normalmente prosperam no contexto do mercado local, o que significa que dificilmente s√£o transfer√≠veis para um mercado diferente; eles t√™m ciclos de vida mais curtos; e por causa do menor limiar t√©cnico, eles correm mais riscos de serem duplicados por outros.

Um empreendimento genuinamente saud√°vel √© aquele que pode prosperar sem ir a p√ļblico. Esse n√£o √© claramente o caso da empresa de aluguel de bicicletas e de aluguel de bicicletas Didi, que faz grande parte das opera√ß√Ķes de cash-burning para dominar o mercado, mas n√£o consegue tra√ßar um caminho de lucratividade sustent√°vel.

Os observadores da ind√ļstria est√£o, portanto, pedindo "retorno √† racionalidade" no setor de internet, o que implica uma mudan√ßa da busca pela velocidade e dom√≠nio do mercado para a cria√ß√£o de valor e crescimento org√Ęnico.

Diretrizes nacionais tamb√©m enfatizaram a import√Ęncia de avan√ßos tecnol√≥gicos hardcore.

Por exemplo, empresas especializadas em setores como tecnologia da informação, manufatura de ponta, novos materiais, novas energias, proteção ambiental e biomedicina terão prioridade no muito aguardado conselho de inovação em ciência e tecnologia, segundo os regulamentos divulgados em janeiro.

Isso tamb√©m explica por que as empresas baseadas na Internet n√£o poupam esfor√ßos para investigar tecnologias mais fundamentais, desde hospedagem de centros de dados, instala√ß√£o de bra√ßos semicondutores, at√© apoio a empresas de IA de puro desempenho. Eles precisam de tecnologias para manter suas inova√ß√Ķes no modelo de neg√≥cios em sintonia com os tempos.



0 Coment√°rio:


Nome: Em:
Mensagem: