Instituto Pensar - Direitos%20autorais%20para

Direitos autorais para "conter a economia criativa da Europa", alerta o Google SVP

por Ben Wodecki em 06/03/2019.

Bruxelas - O texto final da diretiva de direitos autorais da UE vai conter a economia criativa e digital da Europa, segundo o vice-presidente sênior de assuntos globais do Google, Kent Walker.

Em uma postagem no blog, Walker escreveu que o texto finalizado "cria requisitos vagos e não testados, que provavelmente resultam em serviços on-line bloqueando conteúdo para limitar o risco legal”.

"Ao mesmo tempo, a diretiva e os serviços como o YouTube aceitando envios de conteúdo com informações de direitos autorais obscuras, parciais ou contestadas ainda podem enfrentar ameaças legais"

De acordo com Walker, o texto "precisa ser mais claro para reduzir a incerteza jurídica sobre como os titulares de direitos devem cooperar para identificar seu conteúdo”.

Ele disse que, para conseguir isso, isso significaria dar a plataformas referências de arquivos e avisos de direitos autorais com informações importantes, como URLs, para facilitar a identificação e remoção de conteúdo infrator, sem remover materiais legítimos.

Ele alertou que o artigo 13 iria atingir plataformas grandes e pequenas, com "alguns podem não ser capazes de suportar esses riscos".

"Isso seria ruim para criadores e usuários, que verão os serviços on-line bloquearem conteúdo erroneamente, simplesmente porque precisam agir com cautela e reduzir o risco legal."

Walker escreveu que a última versão do artigo 11, que segundo o texto acordado significaria que a reprodução de mais de uma palavra ou extratos muito curtos de uma notícia exigiria uma licença, "prejudicaria editores pequenos e emergentes e limitaria o acesso do consumidor. para uma diversidade de fontes de notícias ”.

Ele continuou: "Essa abordagem estreita criará incerteza e, novamente, poderá levar os serviços on-line a restringir a quantidade de informações das editoras de imprensa que elas mostram aos consumidores".

"O corte de trechos tornará mais difícil para os consumidores descobrir o conteúdo das notícias e reduzir o tráfego geral para os editores de notícias, como demonstrado por um dos nossos experimentos de pesquisa recentes". Ele observou que, enquanto o Google compartilha o objetivo da diretiva de promover o jornalismo de qualidade, A definição da diretiva do que conta como uma "editora de imprensa" poderia ser "interpretada de forma ampla demais, incluindo desde guias de viagem a sites de receita - diluindo quaisquer benefícios para aqueles que coletam e distribuem os tipos de notícias mais centrais para o processo democrático".

Walker concluiu descrevendo a posição atual do Google sobre a diretiva, afirmando: "Reconhecemos e apreciamos o progresso no texto da diretiva, mas continuamos preocupados com as consequências não intencionais que podem prejudicar a economia criativa da Europa nas próximas décadas.

"Os detalhes são importantes, por isso, pedimos que os formuladores de políticas levem essas preocupações em consideração antes da votação decisiva e na fase de implementação que se segue.”



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: