Instituto Pensar - Criatividade%20%C3%A9%20o%20desenvolvimento%20enquanto%20a%20inova%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20o%20resultado

Criatividade é o desenvolvimento enquanto a inovação é o resultado.

Imagem: Shutterstock
por Rob Sheffield em 03/01/2019.

Criatividade é o desenvolvimento de idéias novas e úteis, enquanto a inovação é o resultado de colocar essas idéias em prática. Você não pode ter inovação sem criatividade e, portanto, a habilidade é cada vez mais importante nos negócios.

De cima para baixo, a necessidade de pensamento criativo é cada vez mais procurada por equipes, organizações, comunidades e países. De baixo para cima, as pessoas querem essas habilidades, tanto para sua satisfação pessoal quanto para sua empregabilidade de longo prazo. E, tecnologicamente, está se tornando mais viável "combinar" os solucionadores de problemas criativos com desafios complexos que exigem imaginação.

Mais de 60 anos de pesquisa significa que sabemos muito sobre como desenvolver ideias criativas. O trabalho do cientista educacional Mel Rhodes é particularmente reconhecido. Ele coletou 56 definições de criatividade e as agrupou por quatro temas.

Produto criativo: os gerentes devem se perguntar "qual é a criatividade dos nossos resultados de trabalho?" Estes podem ser produtos, serviços, processos ou modelos de negócios e devem estar alinhados com a estratégia organizacional.

Processo criativo: analisa como as ideias se desenvolvem por etapas, ajudadas por ferramentas, regras e práticas. Inclui treinamento de habilidades.

Imprensa criativa: O clima de trabalho tem um enorme impacto sobre o quanto as pessoas 'extras' escolhem para colocar em seu trabalho. O maior fator que afeta o clima é a liderança.

Pessoa criativa: As pessoas têm diferentes estilos de solução de problemas e estas influenciam a novidade e viabilidade de suas idéias.

Esses temas podem ser usados ​​para definir uma maneira de trabalhar que estimula a criatividade nas organizações. Os gerentes devem alinhar os esforços de inovação aos objetivos estratégicos; construir habilidades criativas de resolução de problemas; criar o clima de trabalho para o desenvolvimento de idéias e alavancar a diversidade de seus povos. Aqui estão três lições de organizações que fizeram isso.

TRÊS LIÇÕES PARA IMPULSIONAR A CRIATIVIDADE

1. MESMO EQUIPE DE SUCESSO PODE SE BENEFICIAR DO TREINAMENTO DE HABILIDADES

Liam conseguiu um serviço de sucesso para apoiar aqueles com dependência de drogas e álcool. Os membros de sua equipe haviam introduzido várias mudanças benéficas no serviço em pouco tempo, mas queriam expandir seu trabalho em todo o condado.

A equipe não recebeu nenhum treinamento formal em pensamento criativo. Em um workshop, eles mostraram como adotar uma nova maneira de desenvolver idéias. Isso incluiu a redefinição de desafios; gerando muitas soluções potenciais; e listar os promissores.

Para impulsionar o desempenho, eles aplicaram esse aprendizado de forma inclusiva, trabalhando com partes interessadas internas e externas para gerar ideias (conhecido como estágio do pensamento divergente); gerando muitas possibilidades imaginativas; e priorizando as soluções mais promissoras (a fase do pensamento convergente).

Sua proposta de design subsequente foi bem sucedida. Eles foram contratados para trabalhar com novos parceiros e em um novo mercado - estendendo seus serviços em todo o país.

2. FAÇA TEMPO PARA A CRIATIVIDADE

O Solverboard é uma plataforma digital criada em 2015 para ajudar os funcionários a compartilhar ideias com facilidade.

Dentro de start-ups, o esforço dos funcionários é normalmente muito alto. As pessoas muitas vezes se oferecem para ajudar além de seus papéis freqüentemente vagamente definidos. Mas os gerentes queriam canalizar esse esforço para a criatividade.

O Solverboard tinha um clima positivo, mas nossa pesquisa destacou que as pessoas precisavam de mais tempo para desenvolver e implementar suas ideias. Como resultado, os líderes seniores apresentaram mais clareza aos papéis e responsabilidades e mudaram as expectativas em torno do presenteísmo. Charlie, um dos fundadores da Solverboard, nos contou mais tarde que diferença o aprendizado havia feito:

"… Se houvesse um takeaway do treinamento: como criar mais espaço para que as ideias prosperem? E nós temos. Mudou fundamentalmente como estamos preparados para trabalhar. Isso nos permitiu admitir que a ocupação não equivale à produtividade ... (E) estamos aumentando os usuários e a receita mês a mês. ”

3. A CRIATIVIDADE PRECISA DE ESTRUTURA TANTO ESTILIANTE

Um escritório de advocacia anunciou internamente uma nova equipe para montar uma plataforma online que oferecesse serviços jurídicos. Seria um projeto empolgante que daria à empresa uma vantagem competitiva no setor.

O problema era que o anúncio atraiu cinco pessoas que se sentiam atraídas pela natureza aberta do trabalho, com poucas regras sobre como proceder. O grupo era forte em gerar ideias, mas mais fraco em decidir como priorizá-las e implementá-las. Internamente, as frustrações aumentavam devido à falta de entrega.

Houve diversidade cognitiva limitada no grupo.

A teoria e medida do Dr. Michael Kirton sobre adaptação-inovação provou ser uma ferramenta útil. Explica que aqueles com um estilo mais 'adaptativo' preferem usar mais estrutura na resolução de problemas; aqueles com uma abordagem mais "inovadora" preferem usar menos estrutura. Equipes criativas de sucesso precisam de ambos.

O grupo nomeou duas novas pessoas, as quais tinham mais interesse em trazer estrutura e processo para o seu trabalho. Seu líder também atendeu ao máximo as demandas de trabalho para estilos individuais, dando um trabalho mais estruturado para pessoas com uma preferência adaptativa e um trabalho mais exploratório para aqueles com uma preferência inovadora.

Nove meses depois, a equipe estava oferecendo serviços jurídicos on-line. Um pacote de leis trabalhistas estava vendendo bem, a reputação da empresa foi aprimorada e estava conquistando novos clientes e novas receitas.

Líderes e suas equipes aprendem rapidamente como ser mais criativo. O aprendizado "adere” quando eles complementam o treinamento de habilidades com um clima de trabalho favorável, usando a diversidade que possuem e fazem tudo isso com inovação claramente alinhada à estratégia.


O Dr. Rob Sheffield é consultor de desenvolvimento de liderança e coach de inovação na Bluegreen Learning. Ele escreveu Como Líderes Aprendem a Impulsionar a Criatividade: Catalizadores da Inovação, publicado em 29/01/18. Contém mais estudos de casos de criatividade no local de trabalho.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: