Instituto Pensar - Criatividade%20-%20o%20combust%C3%ADvel%20da%20inova%C3%A7%C3%A3o

Criatividade - o combustível da inovação

por Bruce Cryer em 01/01/2019.

Uma pesquisa realizada em 2010 pela IBM Global Business Services revelou que surpreendentes 60% dos CEOs globais classificaram a criatividade como a mais importante qualidade de liderança necessária nos próximos anos. A criatividade superou a integridade e o pensamento global no estudo de mais de 1.500 chefes de empresas e líderes do setor público em 60 países.

Em 2019, estamos em um dos períodos geopolíticos e econômicos mais caóticos da história recente. As empresas podem ser interrompidas e tornadas irrelevantes, se não falidas, em uma fração do tempo do mundo pré-digital.

A inovação ocorre em velocidades alucinantes graças à aceleração de soluções tecnológicas e avanços em todas as áreas da vida imagináveis.

Criatividade - o combustível da inovação - é essencial e mais e mais líderes estão descobrindo o óbvio. De acordo com um artigo de 2016 da Harvard Business Review:
"… toda empresa quer estar na vanguarda de sua indústria e na vanguarda da inovação. E para isso, você precisa de funcionários altamente criativos ”.

O processo de como você traz à tona a criatividade inerente aos seus funcionários tem sido assunto de muita discussão explorando a cultura corporativa, abertura a novas ideias, flexibilidade de raciocínio, capacidade de pensar "fora de sua zona de conforto”, criatividade de liderança e muitas outras ideias úteis.

No meu trabalho como criativa e como executiva corporativa, mentora e coach de criatividade, percebi que todos são inatamente criativos. Está programado no nosso DNA. O fato de que todo ser humano tem o poder de criar a própria vida significa que o poder da criação está vivo dentro de nós o tempo todo.

Alguns de nós têm a sorte de ter sido criados em ambientes domésticos ou acadêmicos que incentivaram a expressão criativa e o pensamento inovador. Mas a maioria de nós não estava. Alguns de nós descobrimos certas habilidades artísticas no começo da vida e nos sentimos confortáveis ​​pensando em nós mesmos como criativos, mas a maioria não sabia.

Um ano após a pesquisa da IBM, eu estava chegando ao final bem-vindo de uma jornada de dois anos que testou todas as facetas da minha resiliência física, mental, emocional e até espiritual. Eu tinha sido diagnosticado com câncer e a cirurgia foi necessária. Os tratamentos que se seguiram de alguma forma introduziram infecções por estafilococos no meu corpo e eu lutei com aqueles durante a maior parte do ano seguinte. O pedágio que isso estava tomando no meu corpo acelerou a artrite, já problemática, em ambos os quadris, e a cirurgia novamente foi a única alternativa viável.

No final de 2011, eu estava recuperando força, mas também encontrei novas motivações para criar novamente. Eu tinha sido um ator / cantor / dançarino na Broadway em meus 20 anos, possuindo um negócio de arte ao lado. Quando entrei no mundo corporativo, encontrei um amor pelo design e, dentro de alguns anos, cheguei a liderar equipes de marketing de designers. Mas, à medida que minha carreira progredia na escala corporativa, a contribuição criativa que eu tivera no início de minha carreira começou a diminuir. Eventualmente, percebi que havia perdido meu mojo criativo, e as terríveis situações de saúde que enfrentei só tornavam essa falta ainda mais desconfortável.

Mesmo que cada um de nós seja inerentemente programado para a criatividade, e ainda assim a grande maioria está usando apenas uma fração de sua capacidade criativa. Há uma enorme oportunidade de crescimento.

Acredito que há vários passos que qualquer líder - na verdade, qualquer pessoa em qualquer fase da vida - pode tomar para recuperar ou desenvolver, pela primeira vez, sua criatividade inata.

CINCO CATALISADORES

O que eu chamo os Cinco Catalisadores para o Despertar da Criatividade surgiu quando tentei recuperar meu mojo criativo em minha vida pós-cirúrgica:

  1. Mindfulness (com coração)
  2. Movimento
  3. Natureza
  4. Brincadeira
  5. Expressão artística

Ser criativo em situações extremas ou tensas pode ser muito desafiador, mas eu aprendi em meu próprio processo e, trabalhando com dezenas de executivos e gerentes, esses cinco princípios podem nos levar ao "fluxo” certo para chegar a novas ideias que possamos nunca sonhei que fosse possível.

1. MENTALIDADE

Em essência, precisamos estar mais conscientes todos os dias dos pensamentos e sentimentos que bloqueiam nosso pensamento criativo. Coisas como: "Eu não sou apenas um tipo criativo; Eu sou mais do que um cara de números. ”Ou," Estou muito ocupado para ser criativo. Eu tenho que fazer o trabalho. ”Ou:" Eu não tenho tempo a perder, então toda essa criatividade parece tão elementar. ”Todos esses pensamentos bloqueiam o fluxo criativo que é necessário. Também precisamos estar plenamente conscientes dos sinais sutis dentro e ao redor de nós que podem levar a avanços criativos.

2. MOVIMENTO

Uma descoberta significativa que tive foi que muitos bloqueios criativos são desalojados, simplesmente movendo-se. Vamos lembrar que nossas vidas são passadas sentadas por horas, horas e horas na frente de monitores de computador ou smartphones. Nós raramente nos movemos. Criatividade é energia em ação. Criatividade é um fluxo de idéias que resulta em um novo produto, um novo plano, um poema, uma música, uma dança…. onde quer que o fluxo criativo seja projetado. Você não pode ficar sentado lá como um zumbi de dados o dia todo e, em seguida, ficar chocado quando idéias criativas não aparecerem na sua direção. Levante-se e comece a se mexer! (Isso é chocantemente eficaz.)

3. NATUREZA

A natureza é conhecida por ser a musa de muitos artistas, poetas, músicos, fotógrafos e até inventores. É também a fonte de alguns dos nossos maiores refrescos - quando damos um passeio na praia para "limpar a nossa cabeça” para que possamos tomar uma decisão difícil. Ou quando saímos para o sol depois de muitas horas e muitos dias dentro de casa. A natureza ajuda a clarear nossa mente e nos permite sentir novamente os ritmos e forças naturais além de nós mesmos. Isso é fundamental para encontrar nosso próprio fluxo criativo. Seja como a natureza. Fluindo, mudando, criando.

4. PLAYFULNESS Brincadeira

vem naturalmente para as crianças. Nós vemos as crianças brincando criando mundos fora de sua imaginação nos castelos de areia na praia, ou nos heróis de ação que eles estão escrevendo, ou nos fantoches que ganham vida em suas mãos. A energia da brincadeira pode tirar a densidade das situações, um peso e uma gravidade que parecem pesos de chumbo em torno de nossos tornozelos quando nossa imaginação quer voar.

5. EXPRESSÃO ARTÍSTICA

Experimentar novas formas de Expressão Artística faz com que nosso cérebro construa novos circuitos, circuitos que serão úteis quando surgir qualquer necessidade criativa. E é divertido! Nosso cérebro está literalmente criando novos circuitos toda vez que tentamos algo novo, e quando é uma tarefa criativa, vários recursos dentro do cérebro são organizados para criar a solução.

Você não precisa fazer todos os cinco Catalysts todos os dias para levar uma vida cada vez mais criativa. Mas a prática regular de cada um deles pode fornecer os degraus para despertar o seu próprio Brilliance Criativo de uma vez por todas. Sua carreira, sua organização e sua alma, todos se beneficiarão tremendamente.


Bruce Cryer é o fundador da Renaissance Human LLC , ex-CEO da inovadora organização HeartMath, professor adjunto da Universidade de Stanford, e um convidado de alto desempenho, mentor estratégico e coach executivo.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: