Instituto Pensar - Pensamento%20de%20inova%C3%A7%C3%A3o:%20exercitando%20seu%20m%C3%BAsculo%20criativo

Pensamento de inovação: exercitando seu músculo criativo.

por Jeanne Hardy em 02/01/2019.

Este é o segundo artigo de uma série chamada "Innovation Thinking", onde exploramos ferramentas e processos que podem ajudar a promover a inovação, tanto grande quanto pequena, dentro de sua empresa. 

O maior mito da criatividade é que ela é um talento inerente - você simplesmente precisa nascer criativo. Mas a verdade é que a criatividade é uma disciplina que pode ser aprendida e aprimorada.

Na sua forma mais simples, a criatividade é o processo de transformar idéias novas e imaginativas em realidade. É um processo de pensar e depois produzir . O produto final pode assumir a forma de uma extraordinária pintura ou composição musical, ou um novo produto revolucionário, ou mesmo algo banal e inovador, como um processo de operação mais eficiente em uma fábrica. 

De acordo com o livro " The Innovator's DNA ”, a capacidade de pensar criativamente é apenas cerca de um terço da genética; dois terços dela vem da aquisição, prática e aprimoramento de certas habilidades. Existem cinco habilidades-chave que os indivíduos mais criativos e inovadores compartilham:

Associação: a capacidade de conectar problemas de questões aparentemente não relacionadas ou ideias de diferentes campos.

Questionando: o constante pedido de perguntas provocativas que desafiam a sabedoria comum e o status quo.

Observando: a observação e depois o escrutínio dos comportamentos de outras pessoas, lugares e sistemas para identificar novas formas de fazer as coisas.

Experimentação: construção de experiências interativas que tentam provocar respostas não ortodoxas e fornecer insights úteis.

Networking: encontro de pessoas com diferentes tipos de ideias e perspectivas.

Como todas as habilidades, elas precisam de prática - repetidas vezes até que os comportamentos se tornem arraigados ou automáticos. Aqui estão algumas dicas sobre maneiras simples de melhorar essas habilidades: 

Associando
Alguns dos maiores estudos de caso em inovação vêm de associações aleatórias - por exemplo, o encontro casual de Steve Jobs com uma aula de caligrafia  acabou levando à bela tipografia pela qual os computadores da Apple seriam conhecidos. Construir essas conexões requer duas coisas fundamentais: uma curiosidade pelo mundo e um pouco de pensamento divergente . 

Em primeiro lugar, você vai querer alimentar sua curiosidade constantemente - fazer aulas, ler livros, experimentar novos hobbies, visitar novos lugares, aprender um novo idioma. Até mesmo um pouco de conhecimento e experiência em algo completamente novo pode desencadear uma ideia completamente aleatória para mais tarde. 

Quando se trata de pensamento divergente, você pode exercitar suas habilidades de associação através de jogos como brainstorming de palavras aleatórias , ou melhor ainda, construir suas habilidades como um grupo através de aulas de improvisação para os profissionais . O famoso livro "Yes, And” do grupo de música The Second City detalha alguns exercícios de improvisação simples que você e sua equipe podem fazer para que todos pensem e construam essas associações aleatórias como um grupo.

Questionando 
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer como líder de negócios é fazer perguntas. No entanto, não é a quantidade que importa, é a qualidade - em suma, as melhores perguntas geram melhores respostas. 

Como você tem o hábito de fazer as perguntas certas? Comece desafiando as suposições e, em seguida, usando essas respostas para propor novas ideias - tente ir de "Por quê?" Para "E se?" Por que gastamos 20% de nosso orçamento de marketing em anúncios de televisão? Por que essa é a melhor solução? E se o movêssemos para anúncios de mídia social? 

Ficando sem ideias sobre o que perguntar? Experimente o exercício de 20 perguntas do LifeLabs . Escolha um objeto aleatório (uma caneta, uma luminária de mesa etc.) e anote 20 perguntas sobre esse objeto em três minutos. Em torno da questão 10-12, o cérebro naturalmente muda para o "modo de inovação”; É aqui que você verá uma mudança na qualidade das perguntas. Faça este exercício por cinco dias seguidos e, eventualmente, você estará fazendo perguntas melhores com mais naturalidade. 

Observando
A observação é uma das habilidades mais difíceis de dominar, principalmente porque somos tão facilmente distraídos. Na maioria dos dias, preferimos nos enterrar no trabalho ou olhar para um smartphone do que prestar atenção ao mundo ao nosso redor. Observação requer paciência, tempo e espaço criativo - todas as coisas que tendemos a não nos permitir em nossas vidas em ritmo acelerado.

A maneira mais simples de se treinar para ser mais atento é dar um passeio. Deixe o telefone para trás (pelo menos, confine-o no bolso) e permita-se vagar sem um destino específico em mente. Passe tempo observando as pessoas ao seu redor. Contemple o quadro geral e analise os pequenos detalhes. Procure por padrões. Feche os olhos e escolha sons individuais que você ouve. 

Para dar um passo adiante, crie desafios para si mesmo em suas caminhadas de observação. Crie uma caçada para ver se você consegue identificar um item específico. Ou traga um caderno de desenho e desenhe o que você vê. Ou tire esse telefone do bolso (apenas rapidamente!) E tire uma foto de um detalhe ou cena que foi interessante para você. Comunidades como o Projeto 365  podem ajudá-lo a ancorar sua fotografia em um tema e desafiar você a olhar para uma cena de uma nova maneira. 

Experimentando
Ser ótimo em experimentar significa ser capaz de aceitar e aprender de fracassos tanto quanto de sucessos. A Amazon tem uma cultura famosa de experimentação que permite que os funcionários ajam com ideias e experimentem muitos protótipos, mesmo que sejam gigantescos. Desses falhanços surgem hits surpreendentes, como o Amazon Kindle ou o Amazon Prime.

Como alguém pode se tornar mais experimental? Tente se dar regras e limites nos projetos. Como disse Marissa Mayer enquanto trabalhava no Google, "A criatividade ama restrições ”. As regras nos desafiam a quebrá-las e os limites nos forçam a pensar fora da caixa. 

Abrace a experimentação fora do escritório e assuma projetos que nada têm a ver com o trabalho. Talvez esteja construindo uma casa na árvore com as crianças, ou promovendo um evento de arrecadação de fundos para o seu centro comunitário local, ou treinando para uma maratona. É outra oportunidade para aprender com sucessos e fracassos e desenvolver essas habilidades de pensamento criativo. 

Networking
Há redes que você faz para impulsionar seus negócios e carreira, e o trabalho em rede que você faz para se tornar mais criativo. Os dois são bem diferentes. Rede de negócios, muitas vezes significa conhecer outras pessoas na indústria e construir contatos de pessoas que normalmente são semelhantes a você. 

Networking para a criatividade significa fazer um esforço consciente para conhecer pessoas com diferentes origens e de diferentes esferas da vida. Isso pode significar participar de eventos que reúnem mentes diversas (como as palestras do TED), ser voluntário em organizações sem fins lucrativos e fazer amizade com as pessoas que conhece, ou mesmo fazer questão de conversar com um estranho aleatório que você encontra em suas viagens. 

Permita-se sair da sua zona de conforto e deixe-se inspirar por perspectivas e ideias únicas de outras pessoas. Você nunca sabe que tipo de associações criativas você poderá construir depois! 



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: