Instituto Pensar - IBGE divulga PIB de 2022 e fecha as contas do governo

IBGE divulga PIB de 2022 e fecha as contas do governo

IBGE revela que a renda do brasileiro teve queda recorde e é a menor em 10 anos. Foto: Reprodução/Mundo Business

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estat√≠stica (IBGE) divulga nesta quinta-feira (2), √†s 9h, o Produto Interno Bruto (PIB) referente ao √ļltimo trimestre de 2022. Com esses dados, ser√° conhecido quanto a economia brasileira cresceu durante todo o ano passado e tamb√©m durante os quatro anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Ele é um dos principais indicadores sobre a situação de uma economia.

Durante o governo Bolsonaro, o PIB já teve duas altas e uma queda acentuada. Em 2020, ano do início da pandemia, a produção da economia brasileira caiu 3,88%.

Leia tamb√©m: M√©dium famoso apoia golpismo e gera revolta entre esp√≠ritas

Antes disso, em 2019, primeiro ano da gest√£o Bolsonaro, ela havia crescido 1,14%. J√° em 2021 houve crescimento de 4,6%, puxado pela recupera√ß√£o da produ√ß√£o p√≥s-covid.

Até o terceiro trimestre, a economia brasileira vinha crescendo 3%. A taxa refere-se à produção acumulada em 12 meses encerrados em setembro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito prometendo aumentar o crescimento da economia nacional. Em seus governos anteriores, o PIB cresceu em média 4% ao ano.



0 Coment√°rio:


Nome: Em:
Mensagem: