Instituto Pensar - Brasil envia bombeiros para ajudar em resgates na Turquia

Brasil envia bombeiros para ajudar em resgates na Turquia

Terremoto aconteceu na √ļltima segunda (6), causando as mortes de milhares de pessoas ? Demiroren News Agency/AFP

Bombeiros do Brasil embarcaram em um voo rumo √† Turquia para auxiliar no resgate de v√≠timas do terremoto que atingiu o pa√≠s e a S√≠ria. O tremor de magnitude 7,8 na escala Richter j√° matou mais de 12 mil pessoas, e a ONU estima que esse n√ļmero chegue a 20 mil.

A equipe de 41 pessoas inclui 22 bombeiros de São Paulo, seis de Minas Gerais e seis do Espírito Santo, além de dois médicos militares e dois integrantes da Defesa Civil de São Paulo. Também irão na missão quatro cães farejadores.

Os profissionais levar√£o equipamentos espec√≠ficos para a busca e resgate em estruturas que colapsaram, como escoras e ferramentas hidr√°ulicas e pneum√°ticas. A equipe e os equipamentos ser√£o transportados em dois avi√Ķes da For√ßa A√©rea Brasileira (FAB), em uma miss√£o coordenada pela Ag√™ncia Brasileira de Coopera√ß√£o, vinculada ao Itamaraty.

Leia tamb√©m: Terremoto deixa milhares de mortos na Turquia e S√≠ria

No dia do terremoto, o Itamaraty divulgou uma nota e afirmou que iria buscar maneiras de ajudar as v√≠timas. "Por meio da Ag√™ncia Brasileira de Coopera√ß√£o e em coordena√ß√£o com os pa√≠ses das √°reas atingidas, o governo brasileiro est√° providenciando formas de oferecer ajuda humanit√°ria √†s popula√ß√Ķes afetadas pelo terremoto?, havia informado a pasta. N√£o h√°, at√© o momento, not√≠cia de brasileiros mortos ou feridos.

Com a iniciativa, o Brasil se soma a diversos outros países que já enviaram equipes de apoio e resgate à área atingida pelo terremoto. A União Europeia (UE), além de 19 de seus países-membros, já mobilizaram equipes. A Alemanha enviou um time de 50 profissionais e sete cães farejadores, e está preparando o envio de geradores de emergência, barracas e equipamentos para tratamento de água.

Os Estados Unidos enviaram cerca de 100 bombeiros e engenheiros de estrutura de Los Angeles, al√©m de seis c√£es farejadores. O governo de Israel anunciou o envio de 150 profissionais, entre engenheiros, m√©dicos e assistentes sociais. R√ļssia, China, Gr√©cia, L√≠bia, Paquist√£o, √ćndia, Reino Unido e Austr√°lia tamb√©m anunciaram o envio de equipes ao local do terremoto.



0 Coment√°rio:


Nome: Em:
Mensagem: