Instituto Pensar - O%20Instagram%20da%20Facebook%20foi%20uma%20ferramenta%20fundamental%20para%20a%20manipula%C3%A7%C3%A3o%20russa%20dos%20eleitores%20dos%20EUA

O Instagram da Facebook foi uma ferramenta fundamental para a manipulação russa dos eleitores dos EUA.

Um exemplo de post social anti-Hillary incluído no relatório do New Knowledge. Fonte: Novo Conhecimento.

por Sarah Frier  e Steven T. Dennis em 17/12/2018.

O Instagram da Facebook teve um papel muito maior na manipulação russa dos eleitores norte-americanos do que a empresa já havia discutido anteriormente, e será uma ferramenta russa fundamental nas eleições de 2020, segundo um relatório encomendado pelo Comitê de Inteligência do Senado.

A Russian Internet Research Agency, a fazenda de trolls que buscou dividir os norte-americanos com informações falsas e conteúdo meme em torno da eleição de 2016, recebeu mais envolvimento no Instagram do que em qualquer outra plataforma de mídia social, incluindo o Facebook, segundo um relatório conjunto de três grupos de pesquisadores.

"O Instagram foi uma frente importante na operação de influência do IRA, algo que os executivos do Facebook parecem ter evitado mencionar em depoimentos no Congresso", diz o relatório. A atividade do IRA mudou depois que a mídia começou a escrever sobre a atividade russa no Twitter e no Facebook. "Nossa avaliação é que o Instagram provavelmente será um campo de batalha fundamental em uma base contínua."

Houve 187 milhões de interações com o conteúdo do Instagram, em comparação com 77 milhões no Facebook e 73 milhões no Twitter, de acordo com um conjunto de dados entre 2015 e 2018, analisados ​​pela New Knowledge, pela Columbia University e pela Canfield Research.

O Facebook afirmou em comunicado que forneceu milhares de anúncios a legisladores e fez progresso na prevenção de interferências durante as eleições. O Twitter afirmou que também fez avanços significativos no combate à manipulação de seus serviços e apontou para a divulgação de dados adicionais em outubro para permitir mais pesquisas e investigações.

O fato de o Instagram ter superado o Facebook para o IRA pode "ser um indicador de que a plataforma é mais ideal para a guerra memética" - mudar a mente das pessoas usando memes virais, segundo os pesquisadores. O Instagram é organizado por interesse e hashtags e é baseado em fotos. e vídeos mais do que texto. Também poderia significar que o IRA usava farms de cliques para aumentar seus números.

O Facebook deu ao Instagram apenas menção passageira em suas divulgações sobre a atividade russa em sua plataforma. No primeiro depoimento do congresso da empresa sobre a influência russa em novembro passado, não incluiu o Instagram na contagem de quantos americanos foram atingidos pelo conteúdo russo até que fossem especificamente solicitados. O aplicativo de fotos tem uma marca relativamente intocada, em parte porque não há um botão "compartilhar", então o conteúdo não se torna viral, como acontece no Facebook.

Ainda assim, os pesquisadores disseram, contentes que o IRA postou conversa acesa, com o objetivo geral de incentivar seguidores de Donald Trump e criticar Hillary Clinton, às vezes de maneira sutil. Cerca de 40% das contas do Instagram alcançaram mais de 10.000 seguidores e 12 tiveram mais de 100.000 seguidores. A maior conta, @blackstagram__, atraiu 303.663 seguidores e pode ter usado o comércio eletrônico para ganhar dinheiro ou coletar informações sobre os eleitores americanos. Outra conta, @femenism_tag, promoveu idéias feministas e a ideia de que Clinton era uma má feminista.

O conteúdo do Facebook incentivou as pessoas a seguirem essas contas no Instagram, o que reforçou as mensagens que o IRA estava divulgando em outras redes, incluindo o YouTube e o Twitter da Alphabet Inc. As contas do Instagram para determinados grupos de interesse mencionavam umas às outras e, às vezes, contas legítimas, dirigidas por americanos de verdade, para melhorar o perfil delas.

"Embora a operação do Facebook tenha recebido mais atenção na mídia, mais conteúdo foi criado no Instagram, e o engajamento total do Instagram excedeu o do Facebook”, afirma o jornal.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: