Instituto Pensar - 4%20temas%20que%20impulsionam%20a%20inova%C3%A7%C3%A3o%20energ%C3%A9tica%20no%20mundo

4 temas que impulsionam a inovação energética no mundo.

Um homem usando uma máscara facial percorreu uma estrada em Delhi, Índia, na sexta-feira, 9 de novembro de 2018. Os níveis de poluição do ar dispararam em Nova Delhi e deixaram a capital da Índia envolta em poluição tóxica, enquanto milhões de indianos disparavam fogos de artifício para Diwali. Festival hindu de luzes. Estima-se que o ar tóxico mate mais de 1 milhão de indianos a cada ano, segundo o Health Effects Institute, uma organização sem fins lucrativos. Fotógrafo: Ruhani Kaur / Bloomberg.

por Jeff McMahon em 05/12/2018.


Existem quatro temas que impulsionam a inovação energética no mundo em desenvolvimento, de acordo com o diretor de operações da Softbank Energy, uma empresa sediada em Delhi que desenvolve energia solar no mercado global.

Combinados, estes quatro temas colocam uma enorme pressão sobre a inovação em energias renováveis, disse Abhijeet Sathe, diretor de operações da Softbank, no Fórum Global de Energia da Universidade de Stanford.

"A maneira como aprendemos a lutar, quando você entra em conversas com o Departamento de Energia e pessoas assim, é basicamente para ser melhor em mérito sem subsídio", disse Sathe em um vídeo divulgado por Stanford. Renováveis ​​têm mérito cada vez maior, ele disse, porque eles respondem aos "quatro temas pelos quais estamos vendo a inovação global - e indo um pouco diferente em comparação com a parte ocidental do mundo".

1º crescimento de demanda

Os países subdesenvolvidos estão crescendo rapidamente, com populações dominadas por jovens com menos de 25 anos que querem acesso à eletricidade, disse Sathe. "Então, esse é um aspecto do que estamos vendo: economias não desenvolvidas crescendo, um número substancial de pessoas com menos de 25 anos naquela parte do mundo".

2º Poluição do Ar

As autoridades são sobrecarregadas pela poluição em cidades como Delhi, onde fica o escritório de Sathe. "Certa vez, observei que as três cidades em que fui transportada eram quase três das cinco piores na qualidade do ar", disse ele. "A poluição é definitivamente uma parte que está tocando na mente das pessoas nessas partes do mundo."

3º Custo

O mundo em desenvolvimento inova diferentemente do mundo desenvolvido por causa de diferentes incentivos de custo, disse Sathe. Por exemplo, é menos necessário inovar para reduzir os custos trabalhistas onde o trabalho é barato e mais frutífero para inovar contra gastos de capital. "Estes são territórios onde até 3 centavos (por quilowatt / hora) são muito caros", disse ele. "E provavelmente não há dinheiro suficiente para créditos de carbono e assim por diante. Então, isso naturalmente cria a necessidade de diminuir o custo. E, muitas vezes, as pessoas abordam o custo como 'vamos cortar as coisas', mas não é bem assim. para fazer isso. É sobre inovar e inovar mais rápido. Então, o que você vê é inovação incrível. "

4º Intermitência

Às vezes, a energia renovável é superior a 20% da eletricidade gerada na Índia, disse Sathe, e a eletricidade é intermitente. Isso cria pressão para tecnologias que possam fornecer estabilidade à rede, não apenas reduzindo os custos de armazenamento de energia, mas também reduzindo a necessidade de armazenamento, desenvolvendo o gerenciamento eficaz de energias renováveis ​​para equilibrar a rede.

"É aí que há uma incrível pressão de custos. E, é claro, estamos construindo ativos de 25 anos. Todos queremos fazer um bom trabalho em construir e viver de acordo com essa manchete. Então tudo é inovação, inovação tecnológica."

A Softbank Energy é um braço da empresa de telecomunicações Softbank Group  que se especializou no desenvolvimento de usinas de energia solar em larga escala em muitos países. Antes de assumir o comando das operações da Softbank, Sathe foi vice-presidente da SunEdison e, antes disso, trabalhou na SunPower e na General Electric.

Cobri a energia e o ambiente desde 1985, quando descobri que minha faculdade estava descartando lixo radioativo em uma lixeira. Essa história correu na República do Arizona, e eu tenho perseguido elétrons e poluentes desde então, para diários no Arizona e na Califórnia.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: