Inovação com caracterÃsticas chinesas

Local residents celebrate China\'s national day. VCG VCG via Getty Images
por Clay Chandler em 28/11/2018.
Bom dia de Guangzhou, na China, onde, em poucas horas, iniciaremos o Fórum de Tecnologia Global da Fortune , dois dias de discussões repletas de estrelas sobre como a tecnologia está transformando nosso mundo. Vamos nos aprofundar em todos os tópicos favoritos da Quarta Revolução Industrial: Big Data, a Internet das Coisas, inteligência artificial, cidades inteligentes e avanços na robótica industrial. A ascensão da China como superpotência de tecnologia e inovação será um tema recorrente: o presidente da Fortune, Alan Murray, irá arbitrar uma sessão animada intitulada "Escaping Thucydides”, com foco nas tensões tecnológicas entre os Estados Unidos e a China. O editor-chefe da revista Fortune , Clifton Leaf, moderará outro que pondera sobre o destino da globalização. Adam, como sempre, estará em todo lugarenquanto conduzo conversas com Neil Shen, o " Rei Midas” da China Tech investindo ; o ex- chefe do Google China e fundador da Sinovation Ventures, Kai-Fu Lee; O guru da Salesforce AI Richard Socher; e George Yip, especialista em gestão do Imperial College, sobre o tema "Inovação com caracterÃsticas chinesas”.
Nós nos reunimos dias antes de um jantar de alto perfil em Buenos Aires entre Donald Trump e Xi Jinping, onde o tema da ascensão da China também estará no topo da agenda. Nas últimas semanas, os mercados dispararam contra especulações sobre se os lÃderes das duas maiores economias do mundo vão cancelar sua guerra comercial antes do prazo de 1o de janeiro, quando Trump ameaçou atacar as importações chinesas com uma nova rodada de tarifas. A perspectiva não é animadora. Não perca esta entrevista de Trump sobre a China pelo meu velho colega do Wall Street Journal , Bob Davis, no qual Trump declara " altamente improvável ” que ele e Xi concordem. ( Vale a pena ler a transcrição completa - e levanta questões preocupantes sobre a compreensão de Trump das questões comerciais e tecnológicas.)
Enquanto isso, a maior história de tecnologia da China na semana foi no setor de saúde. Um pesquisador chinês chamado He Jiankui afirma ter produzido os primeiros bebês geneticamente modificados do mundo . Trabalhando em um hospital de Shenzhen, ele usou CRISPR, uma nova ferramenta poderosa para alterar genes em embriões humanos, para reescrever o DNA de duas meninas gêmeas para fazê-las - ele alega - resistentes ao HIV. Isso pode parecer uma coisa boa, mas provocou indignaçãoentre pesquisadores médicos em todo o mundo e dentro da China. Os crÃticos dizem que ele é imprudente porque reescrever o DNA de seres humanos vivos pode trazer consequências inesperadas - como criar maior suscetibilidade a outras doenças e passar essas fraquezas genéticas para uma população mais ampla. O anúncio foi um choque: foi feito no YouTube, não em um periódico médico referenciado; Ele acaba por ser um fÃsico, não um médico; Não está claro se ele obteve o consentimento informado dos pais das meninas ou se estava sob qualquer tipo de supervisão nas instalações onde trabalhava. O mais estranho de tudo: a experiência dele parece não ter violado nenhuma lei chinesa.
O arco da história da edição de genes, no entanto, é familiar na tecnologia chinesa. Na China, atualmente, a inovação e os avanços tecnológicos freqüentemente superam a capacidade do governo de criar marcos legais e institucionais para regulá-lo. Em setores tão variados quanto o compartilhamento de bicicletas , o passeio, os serviços financeiros e os jogos online , o padrão na China é que a tecnologia espirale irrestrita até que, inevitavelmente, alguém se machuque - provocando Pequim a reprimir e regular o setor com uma vingança. Para um ótimo estudo de caso de exatamente esse ciclo, recomendo esta excelente análise publicada ontem em The InformationExaminando como Pequim freou a expansão imprudente da Didi Chuxing, a maior empresa de transporte sob demanda do mundo. Mais uma razão para falar sobre tecnologia amanhã em Guangzhou!
Fonte: www.fortune.com
0 Comentário:
Nome: | Em: | |
Mensagem: |