Instituto Pensar - Uma%20tecnologia%20n%C3%A3o%20resolve%20os%20problemas%20da%20humanidade

Uma tecnologia não resolve os problemas da humanidade.

Beck Diefenbach-Reuters. CEO do Google, Sundar Pichai sobe ao palco durante a apresentação do novo hardware do Google.

por David Gelles em 08/11/2018.

Sundar Pichai, do Google: "Uma tecnologia não resolve os problemas da humanidade" Crescendo na Índia, ele dormiu no chão de uma casa sem geladeira. Hoje, o executivo-chefe está orientando o Google no período mais turbulento de sua história.

O Google está enfrentando mais desafios hoje do que em qualquer outro momento de seus 20 anos de história. Os funcionários estão indignados com o assédio sexual. Executivos estão sob escrutínio para um esforço para fazer secretamente uma versão censurada de seu produto de busca para a China. O Google vai encerrar sua rede social no ano que vem, depois que uma violação de dados for descoberta. Debates políticos e sociais, incluindo um sobre a construção de inteligência artificial de nível militar , estão turvando a força de trabalho.  

No entanto, o homem responsável por liderar o Google neste campo minado não é um dos fundadores da empresa - Larry Page e Sergey Brin - ou mesmo Eric Schmidt, ex-presidente-executivo e presidente da empresa, que foi deixado de lado no ano passado. Em vez disso, o homem encarregado de indiscutivelmente a empresa mais influente do mundo é Sundar Pichai, um engenheiro de fala mansa que cresceu em Chennai, na Índia.

Pichai foi um leitor voraz quando menino e frequentou o prestigiado Indian Institute of Technology, depois Stanford e a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, onde recebeu diplomas avançados. Depois de trabalhar na Applied Materials e na McKinsey, ele se juntou ao Google em 2004.

O Sr. Pichai ajudou a desenvolver o navegador da empresa, o Chrome, e em 2014 ele assumiu os esforços de produtos, engenharia e pesquisa para os produtos e plataformas da empresa, incluindo pesquisa, anúncios e Android. Ele foi nomeado diretor-executivo em 2015 e entrou para o conselho da Alphabet, empresa-mãe do Google, no ano passado.

Esta entrevista, que foi condensada e editada para maior clareza, foi conduzida em Nova York.

Me fale sobre crescer em Chennai.

Havia uma simplicidade na minha vida, que era muito boa em comparação com o mundo de hoje. Vivíamos em uma espécie de casa modesta, compartilhada com inquilinos. Nós dormiríamos no chão da sala. Houve uma seca quando eu estava crescendo e tínhamos ansiedade. Mesmo agora, eu nunca consigo dormir sem uma garrafa de água ao lado da minha cama. Outras casas tinham geladeiras, e finalmente conseguimos uma. Foi um grande negócio.

Mas eu tive muito tempo para ler. Eu estava processando muito. Eu li tudo o que pude colocar em minhas mãos. Eu li Dickens. Amigos, jogando críquete de rua, lendo livros - isso era meio que a totalidade da vida. Mas você nunca sentiu falta de nada.

Como foi vir para a Stanford?

Foi a primeira vez que eu já estive em um avião. Eu sempre quis estar no Vale. Eu meio que sabia que é onde tudo aconteceu. Lembro-me de ter aterrissado na Califórnia e fiquei com uma família por cerca de uma semana. Eu estava no carro indo do aeroporto e fiquei tipo "Uau, é tão marrom aqui”. A família ficou tipo "gostamos de chamar de ouro”.

Quando eu estava de volta ao IIT, eu tinha acesso ao computador tão raramente - talvez eu tivesse estado nele três ou quatro vezes. Para vir e apenas ter esses laboratórios em que você tinha acesso a computadores e você poderia programar, foi um grande problema para mim. Eu estava tão envolvida nisso, que até certo ponto eu não entendia que havia uma mudança muito maior acontecendo com a internet.

Você começou no Google há 14 anos. Ainda parece a mesma empresa que você entrou?

Quando entrei pela primeira vez no Google, fiquei impressionado com o fato de ser um lugar otimista e muito idealista. Eu ainda vejo muito esse otimismo e otimismo em muitas coisas que fazemos hoje. Mas o mundo é diferente. Talvez haja mais realismo de quão difíceis são algumas coisas. Nós tivemos mais falhas também. Mas sempre houve uma forte tendência de idealismo na empresa, e você ainda a vê hoje.

Qual é a sua abordagem de tecnologia e tempo de tela com sua família?

Quando chego em casa na sexta-feira à noite, eu realmente quero deixar meus aparelhos por alguns dias. Eu ainda não consegui fazer isso. Em casa, nossa televisão não é facilmente acessível, de modo que há "energia de ativação" antes que você possa assistir TV facilmente. Estou genuinamente em conflito, porque vejo o que meus filhos aprendem com tudo isso. Meu filho tem 11 anos e está minando Ethereum e ganhando dinheiro. Ele está recebendo algumas dicas sobre como o mundo funciona, como o comércio funciona.

Cada geração está preocupada com a nova tecnologia e parece que dessa vez é diferente. Nossos pais se preocupavam com a influência de Elvis Presley nas crianças. Então, eu sempre faço a pergunta: "Por que seria diferente dessa vez?” Dito isso, percebo que a mudança que está acontecendo agora é muito mais rápida do que nunca. Meu filho ainda não tem telefone.

Por que parece tão fácil para as empresas de tecnologia como o Google proibir a pornografia e a violência gráfica das plataformas de mídia social, mas é muito mais difícil para elas erradicar a propaganda, a desinformação e o conteúdo perturbador voltado para as crianças?

Há áreas em que a sociedade concorda claramente com o que é OK e não é OK, e depois há áreas em que é difícil, como sociedade, traçar o limite. Qual é a diferença entre a liberdade de expressão em algo em que você acha que está sendo discriminado por outro grupo versus o discurso de ódio? Os EUA e a Europa traçam a linha de maneira diferente nesta questão de uma forma muito fundamental. Tivemos que defender vídeos que permitimos nos EUA, mas na Europa as pessoas veem como disseminadoras de discurso de ódio.

As pessoas devem poder dizer que não acreditam que a mudança climática é real? Ou que as vacinas não funcionam? É apenas um problema genuinamente difícil. Estamos todos usando revisores humanos, mas os revisores humanos também cometem erros.

Como você aborda isso na China, onde o Google está pensando em retornar ao mercado com um mecanismo de pesquisa?

Uma das coisas que não é bem compreendida, penso eu, é que operamos em muitos países onde há censura . Quando seguimos as leis do "direito de ser esquecido", estamos censurando os resultados da pesquisa porque estamos cumprindo a lei. Estou comprometido em atender usuários na China. Qualquer que seja a forma, não sei a resposta. Não está claro para mim que a pesquisa na China é o produto que precisamos fazer hoje.

"Quando as pessoas dizem: "Uau, há muitos desafios", eu sempre digo: "Não há melhor momento para estar vivo". - Sundar Pichai

As pessoas estão saindo porque querem que melhoremos e querem que mostremos que podemos fazer melhor. Estamos reconhecendo e entendendo claramente que algumas coisas estão erradas. E nós temos administrado a empresa de forma muito diferente por um tempo agora. Mas, passando por um processo como esse, você aprende muito. Por exemplo, estabelecemos canais pelos quais as pessoas podem relatar problemas. Mas esses processos são muito mais difíceis para as pessoas que passam por isso do que imaginávamos.

Existe um problema de moral na empresa?

Há muitos desafios no mundo e, dado o que o Google faz, sentimos que estamos na vanguarda de muitos desses problemas. Mas quando as pessoas dizem: "Uau, há muitos desafios", eu sempre digo: "Não há melhor momento para estar vivo". Eu faço o exercício de me colocar em diferentes momentos do mundo. Se você estivesse vivo durante a Primeira Guerra Mundial, ou gripe, ou a Grande Depressão, e há a Segunda Guerra Mundial por vir. Se você estivesse na década de 1960, e Martin Luther King fosse morto a tiros, e RFK mais tarde fosse morto a tiros, e estivéssemos no Vietnã e houvesse uma Guerra Fria e uma crise de mísseis cubanos - não há melhor momento para estarmos vivos.

Mas tendo dito isso, penso que, como humanidade, estamos cada vez mais lidando com coisas maiores. Como uma empresa como a Google, temos uma missão mais profunda e sentimos o peso disso em nossos ombros. Eu sinto que as pessoas estão energizadas e as pessoas querem mudar e tornar o mundo melhor.

Você se preocupa que o Vale do Silício está sofrendo de pensamento de grupo e perdendo sua vantagem?

Não há nada inerente que diga que o Vale do Silício será sempre o lugar mais inovador do mundo. Não há nenhum direito dado por Deus de ser assim. Mas sinto-me confiante de que neste momento, enquanto falamos, há pessoas em silêncio no Vale trabalhando em algumas coisas que mais tarde faremos novamente em 10 anos e sentimos que era muito profundo. Nós sentimos que estamos à beira das tecnologias, assim como a internet antes.

Você ainda se sente como o Vale do Silício manteve esse idealismo que atingiu quando você chegou aqui?

Ainda há esse otimismo. Mas o otimismo é temperado por um senso de deliberação. As coisas mudaram um pouco. Você sabe, nós deliberamos muito mais sobre as coisas, e estamos mais atentos sobre o que fazemos. Mas há uma coisa mais profunda aqui, que é: a tecnologia não resolve os problemas da humanidade. Sempre foi ingênuo pensar assim. A tecnologia é um facilitador, mas a humanidade precisa lidar com os problemas da humanidade. Eu acho que ambos somos excessivamente dependentes da tecnologia como uma forma de resolver as coisas e, provavelmente, neste momento, indexar demais a tecnologia como fonte de todos os problemas também.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: