Instituto Pensar - A federação partidária e o fim do centrão

A federação partidária e o fim do centrão

por: Da Reda√ß√£o 


Professor Joilson Cardoso defende a federa√ß√£o para acabar com o centr√£o. Foto: Rodolfo Stuckert / Acervo C√Ęmara dos Deputados

Houve um tempo em que, para governar, bastava fazer o "acerto? com o antigo PMDB, este, um verdadeiro conglomerado pol√≠tico, com o maior n√ļmero de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, governadores, senadores e ministros. Ent√£o porque o PMDB n√£o elege o Presidente da Rep√ļblica? Quando lan√ßou o seu maior l√≠der, Ulysses Guimar√£es, o Sr. Diretas, Presidente da Constituinte, o abandonou, impondo uma derrota que o levou ao 7¬į lugar nas elei√ß√Ķes de 1989, 4% dos votos, mesmo tendo 350 deputados na coliga√ß√£o PMDB/PFL e 35 minutos de TV de propaganda eleitoral.

O mau exemplo do PMDB, um partido sem programa e ideologia, que pratica a pol√≠tica da "garantia da governabilidade?, independente de quem esteja no poder, foi substitu√≠do por algo pior, o Centr√£o, que congrega um grande n√ļmero de parlamentares e partidos, √°vidos em tomar os recursos do estado, para seus interesses inconfess√°veis, em detrimento das causas, com repercuss√£o nefasta na gest√£o, pol√≠ticas p√ļblicas e no desenvolvimento do Pa√≠s.

O Centr√£o troca seu apoio por cargos, minist√©rios, estatais, or√ßamentos e tudo que possa beneficiar os interesses dos parlamentares que o comp√Ķe e enriquecer gente que drenam os recursos p√ļblicos para ben√©ficios pr√≥prios. Esse √© o pre√ßo do apoio do Centr√£o.

Leia tamb√©m: O que o PSB quer para a Federa√ß√£o

A federação partidária avança para anular essa nefasta ação parlamentar e estabelecer uma nova governança, uma nova correlação de forças favoráveis nos parlamentos e governos, baseadas em projetos e programas.

O PSB deve continuar no esforço de constituir a Federação do nosso campo político com o PT, PCdoB e PV. A federação partidária cumprirá a missão de enterrar de vez o toma lá, dá cá da velha política em voga no Brasil. Defender a Federação Partidária é mudar a política representativa para melhor. O fim do Centrão.

Venceremos!

Joilson Cardoso √© professor, membro da Executiva Nacional do PSB e conselheiro da Funda√ß√£o Jo√£o Mangabeira



0 Coment√°rio:


Nome: Em:
Mensagem: