Instituto Pensar - Top%2010%20Tend%C3%AAncias%20Tecnol%C3%B3gicas%20para%202019

Top 10 Tendências Tecnológicas para 2019.

por  em 15/10/2018.

Blockchain, computação quântica, análise aumentada e inteligência artificial impulsionarão a interrupção e novos modelos de negócios.

Embora a ficção científica possa retratar os robôs AI como os bandidos, alguns gigantes da tecnologia agora os empregam para a segurança. Empresas como Microsoft e Uber usam robôs Knightscope K5 para patrulhar estacionamentos e grandes áreas externas para prever e prevenir crimes. Os robôs podem ler placas de carros, relatar atividades suspeitas e coletar dados para relatar a seus proprietários.

Esses robôs controlados por IA são apenas um exemplo de "coisas autônomas", uma das dez principais tecnologias estratégicas da Gartner para 2019, com potencial para gerar interrupções significativas e gerar oportunidades nos próximos cinco anos.

"O futuro será caracterizado por dispositivos inteligentes que fornecem serviços digitais cada vez mais esclarecedores em todos os lugares", disse David Cearley , vice-presidente e membro do Gartner , no Gartner 2018 Symposium / ITxpo, em Orlando, Flórida. "Nós chamamos isso de malha digital inteligente".

  • Inteligente: como a inteligência artificial está em praticamente todas as tecnologias existentes e criando categorias inteiramente novas.
  • Digital: Misturando os mundos digital e físico para criar um mundo imersivo.
  • Malha: Explorando conexões entre grupos de pessoas, empresas, dispositivos, conteúdo e serviços em expansão.

"As tendências em cada um desses três temas são um ingrediente-chave na condução de um processo contínuo de inovação como parte da próxima estratégia contínua", disse Cearley.

As tendências do Top 10 de Tecnologia Estratégica da Gartner destacam tendências em mudança ou ainda não amplamente reconhecidas que impactarão e transformarão as indústrias até 2023.

Tendência No. 1: coisas autônomas

Quer se trate de carros , robôs ou agricultura, as coisas autônomas usam AI para realizar tarefas tradicionalmente feitas por seres humanos. A sofisticação da inteligência varia, mas todas as coisas autônomas usam a IA para interagir mais naturalmente com seus ambientes.

Coisas autônomas existem em cinco tipos:

  • Robótica
  • Veículos
  • Zangões
  • Eletrodomésticos
  • Agentes

Esses cinco tipos ocupam quatro ambientes: mar, terra, ar e digital. Todos eles operam com diferentes graus de capacidade, coordenação e inteligência. Por exemplo, eles podem abranger um drone operado no ar com assistência humana a um robô agrícola operando de forma completamente autônoma em um campo. Isso cria um quadro amplo de possíveis aplicativos e praticamente todos os aplicativos, serviços e objetos de IoT incorporarão alguma forma de AI para automatizar ou aumentar processos ou ações humanas. Coisas autónomas e colaborativas, como enxames de drones, irão, cada vez mais, direcionar o futuro dos sistemas de IA

Explore as possibilidades de recursos autônomos orientados por IA em qualquer objeto físico em sua organização ou ambiente de cliente, mas lembre-se de que esses dispositivos são mais bem usados ​​para propósitos estritamente definidos. Eles não têm a mesma capacidade que um cérebro humano para tomada de decisões, inteligência ou aprendizagem de propósito geral.

Tendência nº 2: análise aumentada

Os cientistas de dados agora têm quantidades crescentes de dados para preparar, analisar e agrupar - e para tirar conclusões. Dada a quantidade de dados, explorar todas as possibilidades se torna impossível. Isso significa que as empresas podem perder percepções importantes de hipóteses que os cientistas de dados não têm capacidade de explorar.

A análise aumentada representa uma terceira grande onda de dados e recursos de análise, à medida que os cientistas de dados usam algoritmos automatizados para explorar mais hipóteses. As plataformas de ciência de dados e aprendizado de máquina transformaram a forma como as empresas geram insights de análise.

"Até 2020, mais de 40% das tarefas de ciência de dados serão automatizadas "

Análises aumentadas identificam padrões ocultos ao remover o viés pessoal. Embora as empresas corram o risco de inserir intencionalmente preconceitos nos algoritmos, as análises aumentadas e os insights automatizados acabarão sendo incorporados aos aplicativos corporativos.

Até 2020, o número de cientistas de dados de cidadãos crescerá cinco vezes mais rápido que os cientistas de dados profissionais. Os cientistas de dados de cidadãos usam ferramentas de análise aumentada com tecnologia AI que automatizam a função de ciência de dados, identificando automaticamente conjuntos de dados, desenvolvendo hipóteses e identificando padrões nos dados. As empresas procurarão cientistas de dados de cidadãos como uma forma de ativar e dimensionar as capacidades da ciência de dados. O Gartner prevê que, até 2020, mais de 40% das tarefas de ciência de dados serão automatizadas, resultando em aumento de produtividade e uso mais amplo por cientistas de dados de cidadãos. Entre cientistas de dados de cidadãos e análises aumentadas, as informações sobre os dados estarão mais amplamente disponíveis nos negócios, incluindo analistas, tomadores de decisão e trabalhadores operacionais.

Tendência No. 3: desenvolvimento orientado por IA

O desenvolvimento orientado por IA analisa ferramentas, tecnologias e melhores práticas para incorporar a inteligência artificial em aplicativos e usar a inteligência artificial para criar ferramentas baseadas em inteligência artificial para o processo de desenvolvimento . Esta tendência está evoluindo em três dimensões:

  1. As ferramentas usadas para criar soluções baseadas em inteligência artificial estão se expandindo de ferramentas voltadas para cientistas de dados (infraestrutura de IA, estruturas de inteligência artificial e plataformas de inteligência artificial) para ferramentas direcionadas à comunidade de desenvolvedores profissionais (plataformas de inteligência artificial, serviços de inteligência artificial). Com essas ferramentas, o desenvolvedor profissional pode infundir recursos e modelos baseados em AI em um aplicativo sem o envolvimento de um cientista de dados profissional.
  2. As ferramentas usadas para criar soluções baseadas em AI estão sendo capacitadas com recursos orientados por IA que auxiliam os desenvolvedores profissionais e automatizam as tarefas relacionadas ao desenvolvimento de soluções aprimoradas por IA. Análises aprimoradas, testes automatizados, geração automatizada de código e desenvolvimento de soluções automatizadas acelerarão o processo de desenvolvimento e capacitarão uma ampla gama de usuários a desenvolver aplicativos.
  3. As ferramentas habilitadas por IA estão evoluindo da assistência e automação de funções relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos (AD) para serem aprimoradas com expertise no domínio de negócios e automatizando atividades mais altas na pilha de processos do AD (do desenvolvimento geral ao design de soluções de negócios).

O mercado mudará de um foco em cientistas de dados em parceria com desenvolvedores para desenvolvedores que operam de forma independente usando modelos pré-definidos entregues como um serviço. Isso permite que mais desenvolvedores utilizem os serviços e aumentem a eficiência. Essas tendências também estão levando a um uso mais comum dos desenvolvedores de software virtual e dos "desenvolvedores de aplicativos cidadãos" não profissionais.

As 10 principais tendências tecnológicas estratégicas da Gartner para 2019

Tendência No. 4: gêmeos digitais

Um gêmeo digital é uma representação digital que espelha um objeto, processo ou sistema da vida real. Os gêmeos digitais também podem ser vinculados para criar gêmeos de sistemas maiores, como uma usina ou cidade. A ideia de um gêmeo digital não é nova. Ela remonta a representações de design assistidas por computador de coisas ou perfis online de clientes, mas os gêmeos digitais de hoje são diferentes de quatro maneiras:

  1. A robustez dos modelos, com foco em como eles suportam resultados de negócios específicos
  2. O link para o mundo real, potencialmente em tempo real para monitoramento e controle
  3. A aplicação de análises avançadas de big data e inteligência artificial para impulsionar novas oportunidades de negócios
  4. A capacidade de interagir com eles e avaliar cenários "what if"

O foco hoje é nos gêmeos digitais na IoT , o que poderia melhorar a tomada de decisões da empresa, fornecendo informações sobre manutenção e confiabilidade, insights sobre como um produto poderia ter um desempenho mais eficaz, dados sobre novos produtos e maior eficiência. Gêmeos digitais de uma organização estão surgindo para criar modelos de processos organizacionais para permitir o monitoramento em tempo real e melhorar a eficiência dos processos.

Tendência No. 5: Borda Potencializada

A computação de borda é uma topologia em que o processamento de informações e a coleta e a entrega de conteúdo são colocados mais perto das fontes das informações, com a ideia de que manter o tráfego local reduzirá a latência. Atualmente, grande parte do foco dessa tecnologia é resultado da necessidade de os sistemas IoT fornecerem recursos desconectados ou distribuídos ao mundo da IoT integrado. Esse tipo de topologia abordará desafios que variam de altos custos de WAN a níveis inaceitáveis ​​de latência. Além disso, permitirá as especificidades de negócios digitais e soluções de TI.

"A

tecnologia e o pensamento vão se transformar em um ponto em que a experiência conectará pessoas com centenas de dispositivos de ponta "

Até 2028, a Gartner espera um aumento constante na incorporação de recursos de sensores, armazenamento, computação e IA avançada em dispositivos de borda. Em geral, a inteligência se moverá em direção à borda em uma variedade de dispositivos de terminais, de dispositivos industriais a telas, smartphones e geradores de energia de automóveis.

Tendência No. 6: Tecnologias Imersivas

Até 2028, plataformas de conversação, que mudam como os usuários interagem com o mundo, e tecnologias como realidade aumentada (RA), realidade mista (MR) e realidade virtual (VR), que mudam a forma como os usuários percebem o mundo, levarão a um novo experiência imersiva. AR, RM e RV mostram potencial para aumento de produtividade, com a próxima geração de RV capaz de perceber formas e rastrear a posição de um usuário e RM, permitindo que as pessoas vejam e interajam com seu mundo. 

Até 2022, 70% das empresas estarão experimentando tecnologias imersivas para consumidores e empresas, e 25% terão implantado para produção. O futuro das plataformas de conversação, que vão desde assistentes pessoais virtuais a chatbots, incorporará canais sensoriais expandidos que permitirão à plataforma detectar emoções com base em expressões faciais e se tornarão mais conversacionais nas interações.

Eventualmente, a tecnologia e o pensamento mudarão para um ponto em que a experiência conectará pessoas com centenas de dispositivos de ponta, desde computadores a carros.

Tendência No. 7: Blockchain

Blockchain é um tipo de livro distribuído, uma lista ordenada em ordem cronológica de expansão de registros transacionais criptograficamente assinados e irrevogáveis ​​compartilhados por todos os participantes de uma rede. O Blockchain permite que as empresas rastreiem uma transação e trabalhem com partes não confiáveis ​​sem a necessidade de uma parte centralizada (ou seja, um banco). Isso reduz muito o atrito comercial e tem aplicativos que começaram em finanças , mas se expandiram para o governo , saúde, manufatura, cadeia de suprimentos e outros. O blockchain poderia reduzir custos, reduzir tempos de liquidação de transações e melhorar o fluxo de caixa. A tecnologia também deu lugar a uma série de soluções inspiradas em blockchain que utilizam alguns dos benefícios e partes do blockchain.

Modelos de blockchain puro são imaturos e podem ser difíceis de escalar. No entanto, as empresas devem começar a avaliar a tecnologia, pois blockchain criará US $ 3,1T em valor de negócio até 2030. Abordagens inspiradas em blockchain que não implementam todos os princípios do blockchain fornecem valor de curto prazo, mas não fornecem os prometidos modelos de consenso descentralizados altamente distribuídos de um blockchain puro.

Tendência No. 8: espaços inteligentes

Um espaço inteligente é um ambiente físico ou digital em que os seres humanos e os sistemas com tecnologia interagem em ecossistemas cada vez mais abertos, conectados, coordenados e inteligentes. À medida que a tecnologia se torna uma parte mais integrada da vida diária, os espaços inteligentes entrarão em um período de entrega acelerada. Além disso, outras tendências, como a tecnologia orientada por IA, computação de borda, blockchain e gêmeos digitais, estão impulsionando essa tendência à medida que as soluções individuais se tornam espaços inteligentes.

Espaços inteligentes estão evoluindo sozinhos cinco dimensões principais: abertura, conectividade, coordenação, inteligência e escopo. Essencialmente, os espaços inteligentes estão se desenvolvendo à medida que as tecnologias individuais emergem dos silos para trabalhar em conjunto para criar um ambiente colaborativo e de interação. O exemplo mais extenso de espaços inteligentes são cidades inteligentes , onde áreas que combinam negócios, comunidades residenciais e industriais estão sendo projetadas usando estruturas de ecossistemas urbanos inteligentes, com todos os setores ligados à colaboração social e comunitária.

Tendência No. 9: Ética e privacidade digital

Os consumidores têm uma consciência crescente do valor de suas informações pessoais e estão cada vez mais preocupados com o modo como estão sendo usados ​​por entidades públicas e privadas. As empresas que não prestam atenção correm o risco de repercussão do consumidor.

Conversas sobre privacidade devem ser fundamentadas em ética e confiança. A conversa deve passar de "Somos complacentes?" Para "Estamos fazendo a coisa certa?"

Os governos estão cada vez mais planejando ou aprovando regulamentações com as quais as empresas devem estar em conformidade, e os consumidores estão cuidadosamente protegendo ou removendo informações sobre si mesmos. As empresas devem obter e manter a confiança com o cliente para obter sucesso, e também devem seguir os valores internos para garantir que os clientes as considerem confiáveis.

Tendência No. 10: computação quântica

A computação quântica é um tipo de computação não-clássica baseada no estado quântico de partículas subatômicas que representam informações como elementos denotados como bits quânticos ou "qubits".

Os computadores quânticos são um modelo de computação exponencial escalável e altamente paralelo. Uma maneira de imaginar a diferença entre computadores tradicionais e quânticos é imaginar uma gigantesca biblioteca de livros.

Enquanto um computador clássico leria todos os livros de uma biblioteca de forma linear, um computador quântico leria todos os livros simultaneamente. Computadores quânticos são capazes de trabalhar teoricamente em milhões de cálculos de uma só vez. A computação quântica na forma de um serviço comercialmente disponível, acessível e confiável transformaria algumas indústrias. 

Fonte: www.gartner.com



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: