Instituto Pensar - Por%20falta%20de%20licen%C3%A7a,%20touro%20de%20ouro%20da%20Bolsa%20%C3%A9%20retirado%20do%20centro%20de%20S%C3%A3o%20Paulo

Por falta de licença, touro de ouro da Bolsa é retirado do centro de São Paulo

Foto: B3

Sem licença da prefeitura de São Paulo para ocupar o espaço público, a estátua do touro de ouro que decorava a entrada da Bolsa de Valores (B3) no centro de São Paulo foi retirada na noite dessa terça-feira (23). A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL),  decidiu multar a empresa responsável pela obra por falta de licença urbanística do órgão, segundo informações do portal G1.

O animal foi embalado em plásticos para evitar que fosse danificado na retirada. Não foi divulgado para onde a estátua será levada.

"O gado de ouro acabou de perder o emprego, mas passou tanto tempo na frente da B3 que daqui a pouco tem um texto dele no linkedin falando que foi tirar um ano sabático?, afirmou o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em postagem irônica nas redes sociais.

Segundo a CPPU, a instalação sem a devida licença infringiu os artigos 39 e 40 da Lei Cidade Limpa. O valor de multa, de acordo com o colegiado, deve ser definido pela Subprefeitura da Sé, que é responsável pela área onde o monumento está instalado. Além da multa, o órgão decidiu pela remoção da estátua por considerar que ela tem elementos de peça publicitária.

Leia tambémTouro dourado da B3 é alvo de protesto contra a fome menos de 24h depois de inaugurado

Os conselheiros entenderam que o monumento faz referência a uma das patrocinadoras da obra, a empresa de educação financeira Vai Tourinho, do economista Pablo Spyer e da XP Investimentos.

A empresa de Spyer tem um touro dourado semelhante como logomarca. No pé da estátua há uma placa que também faz referência à empresa dele. A votação desta terça (23) terminou com cinco votos favoráveis à remoção, quatro votos contrários e uma abstenção.

Como o órgão é consultivo, ele não tem poder de aplicar nenhuma sanção diretamente. Mas foi deliberado pelos conselheiros que houve uma inserção irregular na paisagem urbana da cidade sem anuência do órgão e, portanto, há a necessidade de aplicação das sanções.

Protestos

O touro de ouro é uma réplica de uma estátua que ocupa o centro financeiro de Wall Street, em Nova Iorque. Desde que foi instalada na frente da Bolsa de São Paulo, em 15 de novembro, a estátua tornou-se alvo de protestos contra a fome, miséria e precarização do trabalho.

Em 18 de novembro, o líder do MTST e pré-candidato do Psol ao Governo de São Paulo, Guilherme Boulos, afirmou que entraria com uma ação na Justiça pedindo a retirada do estátua do espaço público. Boulos disse que houve uso indevido de espaço público e desvio de finalidade na instalação do objeto.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: