Instituto Pensar - Confer%C3%AAncia%20internacional%20sobre%20estat%C3%ADsticas%20culturais%20e%20economia%20criativa

Conferência internacional sobre estatísticas culturais e economia criativa.

por Arts Awake em 09/10/2018.

A Comissão Nacional de Cultura e Artes (NCCA) liderou a Conferência Internacional 2018 sobre Estatísticas Culturais e Economia Criativa realizada em Diamond Hotel, Roxas Boulevard, Malate, Manila em 3 e 4 de outubro de 2018. O 

diretor executivo da NCCA, Rico Pableo Jr., deu as boas-vindas aos participantes com uma observação notável, e uma mensagem inspiradora do presidente nacional do artista, Virgilio Almario, lida pelo chefe do NCCA Plan / Policy Formulation and Programming, Bernan Corpuz.

Os objetivos da conferência, entregues pelo vice-diretor executivo da NCCA, Marichu Tellano, são chamar a atenção para a estrutura das estatísticas culturais filipinas e estimular várias partes interessadas na construção de dados e estatísticas; fornecer plataforma para quantificar as contribuições da cultura para o desenvolvimento; expor as pessoas a diferentes metodologias, processos e ferramentas de construção de estatísticas culturais e à utilização de um quadro de estatísticas culturais para definir a contribuição da cultura para o desenvolvimento; por último, para impulsionar a apreciação da regra das estatísticas culturais no fortalecimento da economia criativa filipina.

A Conferência Internacional de 2018 sobre Estatísticas Culturais e Economia Criativa exibiu as iniciativas de países vizinhos do Sudeste Asiático em suas economias criativas e seus estudos sobre dados estatísticos sobre estudos culturais. 

O comissário do Patrimônio Cultural da NCCA, Harold Ll. Rentoria Pangasinan apresentou o orador principal da conferência, representante do 4º Distrito Hon. Christopher VP De Venecia. 

Hon. De Venecia partilhou algumas das actividades geradoras de receitas que contribuem com milhões para a economia das Filipinas, tais como galerias e venda de obras de diferentes artistas como Ben Cab e Amorsolo; produções teatrais sendo encenadas localmente; e concertos realizados no Mall of Asia Arena.

Ele também citou um estudo do Reino Unido afirmando que as indústrias criativas são definidas usando o conceito de intensidade criativa, onde o termo intensidade criativa é a proporção do emprego total dentro de um setor que está engajado na ocupação criativa. 

Ele quer propor uma legislação que proporcione bem-estar e proteção ao artista, desafiando a suposição de que o artista em um país que não fornece apoio suficiente a uma categoria especial de trabalhadores significa preparar-se para uma vida de pobreza.

A conferência consiste em seis sessões, moderadas pelo Instituto Filipino de Estudos em Desenvolvimento, pesquisador sênior, Dr. Jose Ramon Albert, professor da Universidade de La Salle Manila, Dr. Ma. Florina Orillos-Juan, da Universidade das Filipinas Baguio Professor Arvin Villalon, do South Sea Pearl Museum e Bidibidi Enterprises vice-presidente e proprietário Bernadette delos Santos, Conselho de Investimentos e Economia Criativa Champion Ex-Especialista Sênior em Investimentos Paul Tajon, e Universidade das Filipinas Diliman professor Dr. Joseph Palis. 

Na primeira sessão que visa analisar dados culturais, Daniele Cristina Dantas, Ph.D. Aluna da Universidade Federal do Brasil apresentou seu artigo sobre Algoritmos e Big Data como uma Estratégia para Capturar e Analisar Dados Culturais em Fluxos de Conteúdo da Plataforma.

O Sr. Yudistira, secretariado da Diretoria Geral da Cultura, Ministério da Educação da Indonésia, falou sobre o Índice de Cultura para o Desenvolvimento da Indonésia: um primeiro passo para a formulação de políticas de desenvolvimento cultural na Indonésia com base em dados quantitativos. 

Enquanto a segunda sessão da conferência abordou o património natural e cultural. O pesquisador associado Trate Dale Mansueto, do Centro de Estudos Cebuano, falou sobre o estudo sobre Diminuição do Patrimônio Natural: As Florestas de Cebu e Negros durante o final da ocupação espanhola e americana de 1880 a 1920. Também, Associate Fellow Arch. Hiroki Yamada, do Centro do Japão para Cooperação Internacional em Conservação no Instituto Nacional de Pesquisa de Propriedades Culturais de Tóquio, compartilhou seu estudo sobre Reutilização Adaptativa do Patrimônio Construído Japonês.

Na última sessão do primeiro dia da conferência, a Professora Mestra Estrelita Valdeavilla-Llanita, De La Salle Greenhills, LPT falou sobre a Ethnomusicology of The Dawn: Entendendo o Impacto Intergeracional da Canção "Salamat", e da Universidade da Ásia e do A professora do Pacífico, Dra. Abigail de Leon, era a Koro em Lipunang Pilipino: uma investigação sobre o capital social e humano em grupos de coral comunitários filipinos. 

Para consultas sobre este comunicado de imprensa, você pode acessar a Seção de Assuntos Públicos e Informações, liderada pelo Sr. Rene S. Napeñas, através dos números 527-5529 / 527-2192 loc 628-630 ou e-mail ncca.paio@gmail.com



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: