Instituto Pensar - O%20que%20%C3%A9%205G

O que é 5G?

5G é a abreviação de ‘redes móveis de quinta geração’. . E isso é literalmente o que é – a quinta geração de redes móveis (com uma rede móvel sendo usada para chamar, texto e – quando não conectado a uma rede Wi-Fi – ficar online). Mas está definido para ser muito mais rápido do que as gerações anteriores e, ao contrário do 4G, ele poderia abrir novos casos de uso para dados móveis, o que nós veremos abaixo.
Um pouco de fundo histórico demonstra o contexto de 5G. As redes de primeira geração foram introduzidas na década de 1980 – elas eram analógicas e só transmitiam voz. Nos anos 90, os telefones 2G (ou de segunda geração) eram lançados e eram digitais, introduzindo novos recursos como mensagens de texto e mensagens multimídia. Os primeiros anos da história inauguraram o 3G (terceira geração), que começou a incluir chamadas de vídeo e dados móveis. Dez anos depois, vimos o 4G, e essas redes e telefones foram projetados para suportar internet móvel e velocidades mais altas para atividades como streaming de vídeo e jogos.
Agora, as redes estão mudando novamente e o 5G está pronto para pousar em breve.
Quando irá chegar?
Quão breve será em breve? Alguns países, como Coreia do Sul, China, Japão e EUA, afirmam que lançarão redes 5G no final deste ano (2018) ou no início do próximo. No entanto, o lançamento no Reino Unido não está previsto para começar até 2020 , de acordo com a estratégia 5G do governo e as declarações dos operadores de rede.
Mesmo assim, é exatamente quando as redes começarão a lançar o 5G, então talvez não possamos ver uma ampla cobertura 5G no Reino Unido até 2022 ou mais tarde.
Mas há uma chance de algumas redes estarem um pouco à frente do jogo aqui, como por exemplo, EE disse em fevereiro de 2018 que o 5G estava a apenas 18 meses de distância , significando que uma rede ao vivo do Reino Unido poderia existir no final de 2019.
Que benefícios trará?
Espera-se que os principais benefícios do 5G sejam que ele será muito mais rápido – alguns estão dizendo até 100 vezes mais rápido.
As redes 4G de ponta, conhecidas como 4G +, LTE-A ou 4.5G, podem fornecer velocidades de pico de download de 300 Mbit / s. Em comparação, o 5G promete oferecer velocidades acima de 1Gb / s (1000Mbit / s), com muitas estimativas aproximando-as de 10Gb / s (10000Mbit / s).
Para colocar isso em contexto, você poderá baixar – não apenas transmitir – um filme em alta definição em menos de 10 segundos em uma rede 5G. A mesma tarefa levaria mais perto de 10 minutos em 4G.
Como funciona?
Primeiro, o básico. Quando você liga para alguém, sua voz é convertida pelo telefone em um sinal elétrico que é transmitido para a torre de celular mais próxima via ondas de rádio. Ele passa por uma rede de torres de celular antes que a chamada chegue ao telefone da outra pessoa. O mesmo se aplica a outros dados, como fotos e vídeos.
As comunicações sem fio são transmitidas pelo ar por meio de freqüência de rádio – espectro. O 5G utilizará novas radiofrequências mais altas, porque elas são menos confusas e transportam informações muito mais rapidamente.
Embora as bandas mais altas sejam mais rápidas, elas não carregam informações tão longe que o 5G verá muito mais, antenas de entrada e saída múltiplas ( MIMO ) menores para impulsionar sinais e capacidade. Estimativas sugerem que isso significa que o 5G suportará até mais 1.000 dispositivos por metro do que 4G.
Outra mudança com o 5G é que os operadores serão capazes de " cortar " uma rede física em várias redes virtuais – eles serão capazes de fornecer a fatia certa de rede dependendo de como ela está sendo usada e, portanto, gerenciar melhor suas redes. Por exemplo, um carro autônomo tem diferentes requisitos de rede para um dispositivo IoT simples.
O futuro é 5G
Enquanto há muita atividade em torno de 5G, nem tudo está definido em pedra ainda. Os padrões estão evoluindo, os testes estão em andamento e os telefones estão sendo criados. À medida que 2020 se aproxima, você estará ouvindo muito mais sobre o 5G e como você pode se beneficiar dele. Assista esse espaço.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: