Instituto Pensar - O%20renascimento%20da%20inova%C3%A7%C3%A3o%20depende%20da%20libera%C3%A7%C3%A3o%20do%20nosso%20Medicis%20interno

O renascimento da inovação depende da liberação do nosso Medicis interno.

por Tanveer Ahmed em 16/08/2018.

Banqueiro e político florentino do século XIV, Cosimo de 'Medici.  Os Medicis reuniram diferentes passeios de ...
Banqueiro e político florentino do século XIV, Cosimo de 'Medici. O Medicis reuniu diferentes esferas da vida - uma prática que sustentou a explosão criativa que foi o Renascimento. Retrato de Agnolo Bronzino
O efeito Medici é um conceito simples que pode ser promovido para melhorar a cultura da inovação.

A lendária família Medici de banqueiros e políticos no final da Itália medieval era conhecida por supervisionar um dos maiores períodos de criatividade e prosperidade da história. Eles procuraram reunir diferentes esferas da vida, realizando eventos que misturaram empresários com cientistas e artistas - uma prática que sustentou a explosão criativa que foi o Renascimento.

O insight poderoso é que novas idéias ocorrem na interseção de disciplinas onde o conhecimento disponível é recontextualizado. Eles tendem a ser surpreendentes, nos levam a novas direções e podem abrir novas disciplinas.

Um exemplo célebre e moderno que ilustra essa ideia é o design do Apple Macintosh. Steve Jobs credita seu estudo de caligrafia em Stanford com o impulso de seu momento de lâmpada que tornou os computadores mais fáceis de usar.

Israel tem o maior número de patentes per capita do mundo.
Israel tem o maior número de patentes per capita do mundo. Bloomberg

Inovadores como Jobs estão dispostos a gastar tempo em campos não relacionados, aparentemente perdendo tempo, para satisfazer sua curiosidade.

Em toda a conversa sobre como a Austrália pode impulsionar a inovação , raramente há esforços mais amplos para incorporar a inspiração dos Medicis à nossa cultura intelectual nacional. Mas isso é ainda mais importante hoje porque vivemos em uma era de hiperespecialização. Muitos dos meus colegas na medicina trabalham em um único órgão ou articulação no corpo. E as visões de mundo de mais e mais de nós estão se tornando tribalizadas através das mídias sociais.

O sistema educacional da Austrália também tem um foco vocacional, particularmente em nível universitário. Ao contrário das faculdades dos Estados Unidos, onde a maioria dos estudantes mora no campus, as universidades não têm um objetivo declarado de construir caráter. Na Grã-Bretanha é mais comum ter estudado um curso não relacionado como a história ou os clássicos, mas ainda trabalha em consultoria ou banco de investimento. Há uma maior aceitação de que o pensamento crítico é uma base forte para o aprendizado técnico adicional.

Essa educação mais ampla também estimula uma tendência natural de romper com silos de conhecimento.

As coisas estão mudando. A Universidade de Sydney oferece um novo grau, combinando facetas, da engenharia à lingüística, que oferecem uma variedade sem precedentes destinada a uma economia em rápida mutação. E mais empresas como a Accenture optam por uma política de recrutamento de graduados para suas fundações apenas no pensamento crítico.

As empresas que ganharam os prêmios de Empresas Mais Inovadoras do Australian Financial Review sempre descrevem uma abordagem voltada para o exterior quando se consideram novas idéias. Três em cada quatro dos funcionários que trabalham para eles relatam buscar as opiniões de pessoas e organizações diferentes de si mesmas.

Mais valioso

Esta é uma versão do efeito Medici, mas o conceito pode ser aplicado de forma mais ampla.

A criatividade individual é derivada da síntese dos cérebros esquerdo e direito, alcançando uma ressonância entre nossas aptidões técnicas com os aspectos laterais e criativos do cérebro direito. A economia moderna mostra que ter apenas habilidades técnicas coloca você em risco de ser terceirizado. Mas soft skills sozinhos estão em grande quantidade. São os trabalhadores com uma forte mistura de ambos - naturalmente combinando ambos os lados do cérebro - que são os mais valiosos.

De fato, a ascensão da inteligência artificial nos forçará a considerar exatamente quais são as nossas habilidades mais sofisticadas e insubstituíveis. Estamos bastante acostumados à filosofia ou religião, fazendo a eterna questão de "para que são os seres humanos?" Mas a ascensão de máquinas que podem pensar como nós - e, em alguns aspectos, até melhor do que nós - agora coloca essa questão com uma urgência prática muito maior.

Isso promete alguma tecno-utopia - que a inteligência artificial pode nos libertar para sermos nossos eus mais sofisticados. Mas aplicar essa criatividade individual em nível coletivo dependerá de uma maior polinização cruzada entre as disciplinas intelectuais.

A Austrália é uma grande promessa como nação inovadora. Nós já contribuímos com grandes invenções, variando de implantes de Wi-Fi e Cochlear à maravilha da droga psiquiátrica Lítio.

E temos muito em comum com Israel, o país com mais patentes per capita. Em seu livro de referência Start Up Nation , os autores Dan Senor e Saul Singer citam características como uma cultura igualitária, uma força de trabalho multicultural e a distância dos principais mercados como os impulsionadores do sucesso de Israel. A Austrália pode não compartilhar a faísca empresarial associada aos estados da linha de frente em bairros difíceis (uma característica das economias de tigres de Israel e da Ásia nas décadas anteriores), mas compartilhamos muitas das outras coisas.

Não há dúvida de que uma série de outros elementos técnicos e burocráticos é fundamental para tornar a Austrália mais inovadora, variando de maior investimento em pesquisa de negócios para atrair os melhores talentos do mundo.

Mas uma abordagem liderada pelo governo e transmitidos através de nossos sistemas educacionais e sociais devem ter o objectivo de incentivar uma cultura de procurar perspectivas alternativas de ocupações e disciplinas bem diferentes da nossa. Poderia ser apoiado pelo Fundo Medici.

Fonte: www.afr.com



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: