Instituto Pensar - As%20m%C3%ADdias%20sociais%20est%C3%A3o%20arruinando%20sua%20vida%20social

As mídias sociais estão arruinando sua vida social?

De Ana Sandoiu por Jasmin Collier em 22/02/2018.

Você pode ter ouvido o argumento de que a mídia social faz com que você socialize menos "na vida real". No entanto, se este artigo aparecer no seu feed do Twitter - que você estava percorrendo enquanto estiver cercado por pessoas que você considera menos interessantes do que a sua tela - você não precisa se preocupar; um novo estudo dissipa essas preocupações.

De fato, há dois novos estudos - ambos liderados por Jeffrey Hall, professor associado de estudos de comunicação na Universidade do Kansas, em Lawrence - que expelem a "teoria do deslocamento social".

A teoria do deslocamento social afirma basicamente que, quanto mais tempo você passa no mundo das mídias sociais, menos tempo passará a socializar com as pessoas no mundo real.

Isso se aplica tanto ao uso passivo de mídia social (como rolagem sem sentido em uma festa em casa) quanto à interação ativa (como viver para aqueles pequenos círculos verdes que aparecem ao lado dos nomes dos seus amigos do Facebook).

A teoria do deslocamento social também declara que tal diminuição na interação social o tornará infeliz - ou, para usar a linguagem científica, "levará a uma diminuição em seu bem-estar".

Então, Hall e sua equipe testaram essas ideias e publicaram suas descobertas na revista Information, Communication & Society.

Dois estudos, uma conclusão
Em "Estudo 1", Hall e seus colegas usaram dados coletados do Estudo Longitudinal da Juventude Americana entre 2009 e 2011.

Eles investigaram se havia ou não um vínculo entre o uso da mídia social e o contato social "direto", que é definido como sair de casa, sair com amigos, falar ao telefone ou participar de qualquer atividade em grupo, bar religiosos.

Como Hall explica, aqueles examinados pertenciam à chamada Geração X , e "as perguntas sobre o uso da mídia social foram feitas corretamente quando o Facebook estava atingindo seu ponto de inflexão de adoção, e os principais adotantes naquele período eram os Gen Xers".

"O que foi interessante", acrescenta ele, "foi que, durante um período de adoção realmente rápida das mídias sociais e mudanças realmente poderosas no uso, você não viu declínios súbitos no contato social direto das pessoas."

" Se a teoria do deslocamento social estiver correta, as pessoas devem sair menos e fazer menos chamadas telefônicas, e esse não foi o caso."

Jeffrey Hall

Em "Estudo 2", a equipe entrevistou 116 pessoas sobre o uso de mídias sociais e o contato social direto cinco vezes por dia durante 5 dias seguidos. Aqui, os resultados do estudo anterior foram confirmados.

"Os usuários de mídia social não estavam sofrendo deslocamento social", explica Hall. "Se eles usaram a mídia social no começo do dia, eles não estavam mais propensos a ficarem sozinhos mais tarde".

Desbancando um mito teimoso

Hall observa que este não é o primeiro estudo a questionar a teoria do deslocamento social. Mas, apesar desses esforços para desmascará-lo, o mito de que mais tempo nas mídias sociais significa menos tempo para socializar na vida real parece persistir.

"Estou tentando empurrar para trás a concepção popular de como isso funciona", diz ele. "Isso não quer dizer que o uso excessivo de mídia social é bom, mas não é ruim na maneira como as pessoas pensam que é."

Em vez disso, o que Hall suspeita que aconteceu é que a mídia social apenas deslocou outras formas de obter informações, como jornais tradicionais ou até mesmo navegar na Internet.

No entanto, ele observa que este é um tópico para outro estudo. Por enquanto, as descobertas da equipe nos ajudam a ver a teoria popular com alguma suspeita.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: