Instituto Pensar - Velho%20e%20novo:%20aqui%20est%C3%A1%20o%20que%20Blockchain%20tem%20na%20loja%20para%20a%20ind%C3%BAstria%20criativa

Velho e novo: aqui está o que Blockchain tem na loja para a indústria criativa.

por Luis Aureliano em 08 de agosto de 2018

Em 2018, quase todo mundo já ouviu falar sobre (e testemunhou) a natureza disruptiva da tecnologia blockchain. Não importa se a nova tecnologia está sendo usada no setor financeiro para remessas e processamento de pagamento transfronteiriço, ou se está sendo usada na manufatura para ajudar na gestão da cadeia de suprimentos , é claro para muitos que o movimento veio para ficar. Independentemente do futuro desconhecido das criptomoedas como classe de ativos emergentes, a tecnologia subjacente está levando muitas indústrias a uma nova direção. Certos setores da economia, como finanças e manufatura, são lugares em que há um caso de uso óbvio envolvido; no entanto, existem outras indústrias que podem não parecem ser prováveis candidatos a princípio, que está em grande interrupções provenientes da mesma tecnologia de contabilidade distribuída.

A indústria criativa em rápida expansão é uma cena que provavelmente será transformada pela nova tecnologia, e isso é bom para o crescimento antecipado. O espaço criativo não está apenas crescendo rapidamente, mas é uma das indústrias selecionadas que conseguiu manter o crescimento constante durante a Grande Recessão, enquanto setores como manufatura, alta tecnologia e construção sofreram quedas significativas. Para países como os Estados Unidos e o Reino Unido, a indústria criativa desempenha um papel importante na economia nacional. No Reino Unido, as indústrias criativas estão crescendo a uma taxa duas vezes maior que a da economia nacional . Maria Miller, a Secretária de Estado para Cultura, Mídia e Esporte do Reino Unido, falou muito sobre o crescimento, observando os números impressionantes dos relatórios econômicos do país.

Estas estatísticas incríveis são a confirmação de que as indústrias criativas consistentemente perfuram bem acima do seu peso, superando todos os outros setores da indústria principal, e são uma potência na economia do Reino Unido.

Embora as indústrias criativas continuem a crescer a taxas impressionantes, as dores de crescimento começam a se tornar mais significativas com a expansão. Preocupações sobre a proteção da propriedade intelectual, o financiamento de novos projetos criativos e o dimensionamento de empresas criativas abrem caminho à mente de todos. Felizmente, a mesma tecnologia poderosa que teve um grande impacto em todos os outros setores está chegando ao espaço criativo também.

Protegendo a Propriedade Intelectual

Como grande parte do trabalho nas indústrias criativas resulta em produtos menos tangíveis nos domínios de áudio, vídeo e produtos de mídia mista, o roubo é uma preocupação séria para muitos criadores de conteúdo. Ao contrário dos produtos físicos que podem ser gerenciados e inventariados, as práticas de monitoramento de direitos de uso e direitos autorais são mais complexas e ineficientes. Blockchain está mudando isso.

Existem vários projetos baseados em blockchain trabalhando na solução desses problemas no setor criativo, desenvolvendo plataformas que capacitam criativos e criadores de conteúdo. Talvez mais notavelmente, a Kodak anunciou planos para a sua própria plataforma blockchain chamada Kodak One . Referindo-se ao novo projeto como uma "plataforma de gerenciamento de direitos de imagem", a Kodak está construindo um sistema para fotógrafos e designers para carregar seu conteúdo e gerenciar direitos de uso aceitando pagamento e registrando quais estabelecimentos e empresas têm direitos de uso da propriedade intelectual, tudo mantido no ledger distribuído. Outros projetos com aspirações semelhantes incluem Zeepin , Proofstack e Binded .  

Financiando novos projetos criativos

Valor dos recursos captados por meio de crowdfunding em todo o mundo de 2014 a 2016, Statistica.

Com a família Medici não mais por perto, uma das preocupações crescentes de muitos na indústria criativa é encontrar financiamento adequado para novos projetos. Nos últimos anos, o movimento de crowdfunding varreu uma infinidade de indústrias, especialmente as criativas.  No entanto, plataformas centralizadas como o KickStarter e o IndieGoGo ainda são limitadas com o que os usuários de projetos têm permissão para crowdfunding e recebem uma parte do financiamento arrecadado. As ofertas iniciais de moedas (ICOs) mudaram completamente a indústria de crowdfunding. Os grupos criativos podem ter liberdade total em seus projetos sem perder parte de seu financiamento para as taxas ou serem forçados a assumir uma posição em que ficam comprometidos com um pequeno grupo de investidores. 
Projetos Blockchain já começaram esta iniciativa em indústrias criativas com plataformas como Zeepin e StreamSpace onde os cineastas podem lançar sua própria campanha de crowdsourcing para financiar um novo projeto.

Escalonando Empresa Criativa

O último aspecto da indústria criativa que está prestes a experimentar uma grande melhoria da revolução blockchain é o dimensionamento de empresas criativas atuais. Como os primeiros impulsionadores do espaço de criptomoeda contavam com um mecanismo de consenso de prova de trabalho (PoW) (como o Bitcoin), uma infraestrutura robusta já foi implementada para oferecer uma quantidade enorme de energia de mineração. Ao minerar criptomoedas com um protocolo de consenso PoW, vastas redes de poder computacional estão conectadas a "minar" novos bitcoins.

No entanto, há startups no espaço blockchain agora olhando para o poder de computação das operações de mineração e estão vendo outras maneiras de usá-las. O Leonardo Render e o Render Token são dois desses projetos que buscam facilitar o dimensionamento de criativos com foco em visualização e animação. O Leonardo Render está nos estágios finais de seu ICO e já está testando recursos de renderização que superam a maioria de sua concorrência com 3x-6x a velocidade de outros , enquanto a Render Network está se concentrando na utilização de GPUs ociosas não atualmente em uso. A Render Network estima que com apenas 1% das GPUs na Rede RNDR, a empresa adicionará o equivalente a US $ 21 bilhões em infraestrutura de GPU. com um total de US $ 0 em despesas de capital: duas abordagens diferentes para resolver pontos problemáticos semelhantes para criativos.

Com o boom da indústria criativa e crescimento consistente, o MarketsInsider projeta o tamanho total do mercado de animações para crescer para US $ 270 bilhões até 2020 . À medida que a animação e novas áreas na indústria criativa, como a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR), aumentam, também aumentam as necessidades do setor de renderizar conteúdo.

O Takeaway
A
través de todas as diferentes maneiras pelas quais a tecnologia blockchain pode ajudar a crescente indústria criativa, uma coisa só parece mais clara e clara: blockchain está aqui para ficar. Enquanto blockchain está trazendo inovação para setores mais tradicionais da economia, como finanças e manufatura, também está claramente agitando as coisas em novos setores como entretenimento e mídia (E & M) e a última geração de produtos que está oferecendo. Para os investidores, isso significa ficar de olho nas empresas inovadoras que utilizam a nova tecnologia para facilitar o rápido crescimento da indústria.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: